quinta-feira, 4 de abril de 2024

MÚSICAS DE ABRIL - 10 Chico Buarque com duas versões de "Tanto mar"

 


      Chico Buarque encontra-se ligado ao 25 de Abril de 1974 por duas músicas que ele compôs e que punham a pensar os brasileiros sobre o desígnio político do Brasil e de Portugal. Em 1973, aparece “Fado tropical” em que, de maneira enigmática, projetava uma mudança neste país à beira mar plantado:
 “Ai esta terra ainda vai cumprir seu ideal, /ainda vai tornar-se um imenso Portugal”. Esta música ganhou muito mais sentido depois de Abril de 1974, altura em que a música é proibida no Brasil (em ditadura), num sinal de que aquela letra era “uma afirmativa muito subversiva e perigosa”, como Chico Buarque confirmava.

       Em 1975, depois das convulsões do pós-25 de Abril, “Tanto mar” é apenas editado com a letra que conhecemos em Portugal (em single), sendo editado em instrumental no Brasil. Em 1978, a versão cantada aparece também no Brasil, mas agora com uma letra transformada já que a sequência de acontecimentos a partir do 25 de novembro de 1975 inquietavam Chico Buarque, pelo que o título no disco de 1978 aparece como “Tanto mar (2ª edição - revista)”.

      Aqui fica a letra que todos nós reconhecemos em duas versões:


Versão de 1975:

Sei que estás em festa, pá

Fico contente

E enquanto estou ausente

Guarda um cravo para mim

 

Eu queria estar na festa, pá

Com a tua gente

E colher pessoalmente

Uma flor no teu jardim

 

Sei que há léguas a nos separar

Tanto mar, tanto mar

Sei, também, que é preciso, pá

Navegar, navegar

 

Lá faz primavera, pá

Cá estou doente

Manda urgentemente

Algum cheirinho de alecrim

 

Versão de 1978:

Foi bonita a festa, pá

Fiquei contente

Ainda guardo renitente

Um velho cravo para mim

 

Já murcharam tua festa, pá

Mas certamente

Esqueceram uma semente

Em algum canto de jardim

 

Sei que há léguas a nos separar

Tanto mar, tanto mar

Sei também quanto é preciso, pá

Navegar, navegar

 

Canta a primavera, pá

Cá estou carente

Manda novamente

Algum cheirinho de alecrim

 

Canta a primavera, pá

Cá estou carente

Manda novamente

Algum cheirinho de alecrim

 

Sem comentários:

Enviar um comentário