CONCURSOS - Regulamentos

Concursos Ano 2016 -2017

REGULAMENTO


Quem pode participar?

Qualquer escola que tenha turmas entre o 1º e o 9º ano, pública ou privada. A iniciativa é também aberta a estabelecimentos de ensino no estrangeiro, que lecionem os mesmos anos de escolaridade e que tenham o Português como primeira língua.

Como participar?

A participação das escolas será feita idealmente através da biblioteca escolar, sendo a biblioteca da escola sede a centralizar todo o processo. Quando não existir biblioteca no estabelecimento de ensino, a escola poderá ainda assim participar, organizando as atividades sob a coordenação de um professor designado para o efeito. Basta que o professor bibliotecário coordenador ou outro professor responsável pela ação (no caso de escolas sem biblioteca escolar) preencha o formulário disponível em https://goo.gl/forms/pTcpRIHxvxYbkle32, até 5 de dezembro manifestando o interesse em participar, identificando a escola, o professor bibliotecário ou outro professor responsável e os ciclos que irão participar.
Cada escola que preencher o formulário receberá um cartaz eletrónico para imprimir e afixar, o logótipo da iniciativa para usar nos seus canais digitais e para poder criar o seu próprio material de divulgação.
Todo o material de apoio a esta iniciativa (fichas com sugestões de atividades nas bibliotecas e na salas de aula, fichas com informação sobre um processo eleitoral desta natureza, etc.) será disponibilizado através do sítio da VISÃO Júnior na internet e na página do projeto no portal da Rede de Bibliotecas Escolares.
Esta fase corresponde ao recenseamento numas eleições.

Que livros se ‘apresentam’ a estas eleições?

Todos os livros, sejam eles de prosa, poesia, banda desenhada ou teatro, podem ser candidatos. A escolha dos livros candidatos que concorrerão a estas eleições será realizada pelos alunos, através do preenchimento do formulário disponível em https://goo.gl/forms/BsO1aHMgUhJF2BWz1, até 19 de dezembro.
Esta fase corresponde à apresentação de candidaturas.

Como se saberá quais são os livros candidatos?

A partir de todos os títulos apresentados pelos alunos, e com o apoioda Pordata, será constituída uma lista final nacional dos livros candidatos que irão a votos a 17 de março. Para entrar na lista, será necessário recolher um número mínimo de candidaturas, tal como os candidatos a umas eleições presidenciais têm de apresentar um número mínimo de assinaturas.
A lista, em que cada obra corresponderá a um número, será tornada pública a 5 de janeiro na VISÃO Júnior online e no portal da RBE, em formato descarregável, de forma a poder ser impressa. A cada livro corresponderá um número.

O que acontece durante a campanha eleitoral?

Em cada escola, os alunos que queiram fazer campanha por um livro inscrevem-se junto do professor bibliotecário ou de outro professor responsável.
A organização das inscrições, as ações de campanha e o calendário da campanha eleitoral serão da responsabilidade da biblioteca escolar ou do professor responsável (nas escolas onde não exista biblioteca).
Durante a campanha eleitoral, os alunos defenderão publicamente o livro de que mais gostam. Poderão fazê-lo dentro da sala de aula (equivalente a uma ‘sessão de esclarecimento’), na biblioteca escolar ou na sala de alunos (equivalente a um ‘comício’), através de cartazes afixados na sala de aula, na biblioteca ou noutro local público da escola (‘cartaz’) ou das redes sociais e meios digitais da escola (equivalente a ‘tempo de antena’). Poderão também organizar debates entre vários candidatos e desenvolver outro tipo de material de propaganda, como autocolantes, pins, folhetos, etc.
Nas edições de fevereiro e março, a revista VISÃO Júnior dará espaço aos candidatos – quer fazendo entrevistas a alunos, quer publicando trabalhos escritos e cartazes.
A partir de 1 de fevereiro, altura em que começa a campanha eleitoral, e até 15 de março, a cobertura estender-se-á à página da VISÃO Júnior na internet e ao Facebook.
Para que as ações de campanha possam ser noticiadas, as escolas devem enviar informação miudosavotos@visao.impresa.pt.
A campanha termina a 15 de março. Dia 16 será o dia de reflexão.

Organização do ato eleitoral

Para as eleições, que decorrerão a 17 de março, será necessário escolher um presidente por cada, que supervisiona a urna no dia da votação.
Devem também ser constituídos grupos de alunos que acompanhem e ajudem à contagem de votos (tal como acontece nas eleições políticas).
Estes elementos devem estar escolhidos até 28 de fevereiro.

Eleições

As eleições devem decorrer preferencialmente na biblioteca da escola ou num lugar de fácil acesso a todos os alunos. Para facilitar o processo, poderá haver mais do que uma mesa de voto por escola. O horário e o local de votação deverá ser tornado público atempadamente a todos os alunos da escola.
Deverá haver uma urna de voto por cada ciclo de ensino, de forma a que se faça separadamente o escrutínio dos votos do 1º ciclo, do 2º ciclo e do 3º ciclo.
Cada escola terá de criar as suas urnas de voto (é muito simples fazer uma com uma caixa de papel A4). Nos boletins de voto, os alunos terão apenas de escrever o número correspondente ao livro em que querem votar, número esse indicado na lista final nacional.
O papel dos votos deve ter todo o mesmo tamanho. O voto deve ser dobrado antes de colocado na urna.
Neste processo eleitoral, as listas das turmas funcionarão como cadernos eleitorais. À medida que os alunos votarem, os elementos da mesa eleitoral darão baixa de cada nome.
Serão considerados nulos todos os votos que tenham mais coisas escritas, para além do número do livro.

Escrutínio

A contagem dos votos será coordenada pelo professor responsável (ou quem ele designar) e pelo(s) grupo(s) de alunos nomeado(s) para o efeito.
O escrutínio terá de ser efetuado até 27 de março, dia em que os agrupamentos/escolas enviarão os resultados da forma que lhes for indicada posteriormente.
Quando tal se aplica, a biblioteca escolar da escola sede reunirá os votos de todas as escolas do agrupamento. A escola poderá tornar públicos os resultados da votação ali efetuada no primeiro dia de aulas do 3º período, se assim o entender.

Apresentação dos resultados eleitorais

Os resultados eleitorais a nível nacional serão apurados pela Pordata e tornados públicos a 20 de abril.

Dúvidas podem ser enviadas para miudosavotos@visao.impresa.PT


 


Lançado no dia 24 de outubro - Dia Internacional das Biblioteca Escolares

REGULAMENTO DO CONCURSO PALAVRAS EM VERSO

1. O concurso de poesia, PALAVRAS EM VERSO, destina-se a todos os alunos do 2.º ciclo da Escola Básica de Santa Clara da Guarda.

PARTICIPAÇÃO:

2. Para participarem, os alunos deverão fazer poemas que tenham como base o tema “ O Meu Mundo” e entregá-lo ao professor de Português que fará uma pré-seleção dos trabalhos.

3. Os trabalhos elaborados, corrigidos e pré-selecionados serão entregues na Biblioteca Escolar D. Sancho I até ao dia 28 de fevereiro de 2017, onde serão escolhidos os finalistas.

4. Será atribuído um prémio aos três melhores trabalhos selecionados em cada ano de escolaridade.

JÚRI:

5. O júri do concurso será constituído pela professora coordenadora das bibliotecas escolares do agrupamento, pelas professoras da equipa da BE e pela coordenadora do Grupo 220.

CRITÉRIOS DE SELECÇÃO:

6. Serão premiados os trabalhos mais originais, criativos e com maior sentido estético, por cada ano de escolaridade.

7. O júri reserva-se ao direito de atribuir menções honrosas a trabalhos que não cabendo na categoria do primeiro classificado, se revelem de qualidade.

8. O júri reserva-se ainda ao direito de não premiar trabalhos se considerarem que não revelam qualidade e / ou não se enquadram na temática do concurso.
 

Concurso " Andanças com Livros













CONCURSOS ABRIL E MAIO 2016
Para divulgação

Concurso
UM CONTO ATÉ AO FIM
3º Ciclo e Ens. Secundário

Elaboração de um conto até 15 páginas A4 sobre tema livre (pode incluir ilustrações, que no entanto não contarão para avaliação). Envio para a organização (Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira em Gouveia) até 31 de maio. Prémios muito interessantes em dinheiro (1000 Euros para o 3º Ciclo, 1000 Euros para o Ens. Secundário).

Regulamento em baixo

Concurso
LA VIE - TERRA DA ESCRITA
3º Ciclo

Elaboração de um poema até 4 páginas A4 sobre tema livre.
Envio para a organização (Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço) ou entrega na Biblioteca da ESAAG até 13 de maio. Prémios: 2 cheques-livros de 300 e 200 Euros na Livraria Bertrand.

Regulamento aqui a partir do dia 11 de abril

Concurso
LER É COOL
3º Ciclo

Os alunos leem na Biblioteca um livro digital (e-book) disponibilizado pela wook.pt (Coleção Criptocontos: “O segredo” e “O jogo da meia-noite”). Os contos podem ser lidos nos computadores destinados para o efeito ou nos seus próprios tablets ou smartphones seguindo as instruções das funcionárias. Depois os alunos são desafiados a criar um conto do mesmo tipo até 10.000 palavras seguindo a ideia: “Caro leitor, prepara-te para o terror!”. Os contos devem ser enviados através da BE para a wook.pt de 14 de março a 6 de maio. Prémios muito interessantes.

Regulamento em baixo

Concurso
NOTAS DE LEITURA
3º Ciclo

Trata-se de um Concurso em que os alunos são convidados a escrever texto a partir de uma leitura (em forma de diário ou de caderno de notas / registos), que sirva de complemento à leitura e se desenvolva de forma espontânea, surgindo assim textos de potencialidade literária. Destas notas, registos ou diário, o aluno fará uma selecção, compondo o texto definitivo. Supõe o acompanhamento de um professor responsável. Vê as obras sugeridas no regulamento.
Prémios: tablets, cheques-livros e serviços variados.
Entrega ao professor bibliotecário até 6 de maio.

Regulamento em baixo

Concurso
ESCRITA DO DESASSOSSEGO
Ensino Secundário

A participação consiste na criação de um texto que deve assumir a forma de ensaio literário, em torno de temas universais e sempre inquietantes como a identidade, a morte, o amor, a política e a contestação. Os alunos exprimem assim o seu pensamento sobre o mundo, suportado na experiência pessoal e no conhecimento das obras de José Saramago e Fernando Pessoa. Supõe o acompanhamento de um professor responsável.
Prémios: tablets, cheques-livros e serviços variados.
Entrega ao professor bibliotecário até 6 de maio.

Regulamento em baixo


LER É COOL
Regulamento
Artigo 1.º Apresentação da iniciativa 
A iniciativa Ler é Cool pretende contribuir para a promoção da leitura digital dirigida aos alunos do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, envolvendo as Bibliotecas Escolares e os respetivos estabelecimentos de ensino. É uma iniciativa da responsabilidade da Coolbooks, a chancela digital da Porto Editora, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares.  
Artigo 2.º Condições gerais de participação 
1. Nesta iniciativa podem participar todos os alunos do 2.º e 3.º ciclos de escolaridade, através de inscrição feita pelos professores responsáveis da Biblioteca Escolar do estabelecimento de ensino que frequentam.
2. A participação no Ler é Cool é gratuita e as escolas interessadas em participar neste projeto de promoção da leitura digital devem concretizar a respetiva inscrição entre os dias 1 e 26 de fevereiro de 2016 (inclusive); para tal, bastará escrever para lerecool@coolbooks.pt, manifestando interesse na iniciativa e indicando o número de dispositivos mobile existentes na escola.
3. Os alunos que desejem participar na vertente competitiva deverão ler as obras disponibilizadas e formalizar a sua inscrição na Biblioteca Escolar do estabelecimento de ensino que frequentam.
4. As escolas terão acesso a um número de licenças correspondente ao número de dispositivos de leitura de que disponham.   
Artigo 3.º Obras que integram a iniciativa 
No ano letivo 2015/2016 integram o Ler é Cool as seguintes obras do catálogo da Coolbooks: 
1. O segredo da cascata dos murmúrios, da coleção “4 Quadrantes” (alunos do 2.º ciclo);  2. A maldição da porta de gelo, da coleção “Aventuras de Flauto” (alunos do 2.º ciclo); 3. O espelho e O jogo da meia-noite, da coleção “Criptocontos” (alunos do 3.º ciclo).  
Artigo 4.º Modalidades de participação 
Além do compromisso da promoção da leitura, a iniciativa Ler é Cool tem uma vertente competitiva, com duas componentes distintas:
1. Prova que leste – Questionário de leitura sobre uma das obras que integram a iniciativa: O segredo da cascata dos murmúrios e A maldição da porta de gelo – destinado aos alunos do 2.º ciclo;
2. Escreve o próximo Criptoconto! – alunos do 3.º ciclo. 
Artigo 5.º Prova que leste – alunos do 2.º ciclo 
1. Os alunos poderão escolher qual das obras que integram a iniciativa pretendem ler; no final, deverão responder ao questionário disponibilizado no sítio Ler é Cool (coolbooks.pt/lerecool). A inscrição deverá ser efetuada na Biblioteca Escolar do seu estabelecimento de ensino.
2. As provas serão realizadas através de uma área específica da plataforma online Escola Virtual.
3. Antes da prova, que poderá ser realizada a qualquer altura, dentro do prazo estipulado, os alunos inscritos receberão, através do professor responsável pela Biblioteca, os dados necessários para acederem ao enunciado.
4. As provas têm a duração de 45 minutos.
5. No final, o aluno deve clicar no botão “Submeter” para que seja validada a conclusão da prova.   
Artigo 6.º Escreve o próximo Criptoconto! – alunos do 3.º ciclo 
1. A partir da leitura dos dois Criptocontos disponibilizados, os alunos (de forma individual) serão desafiados a escrever um conto, com um máximo de 10 mil palavras, que siga o espírito e a temática da coleção: “Caro leitor, prepara-te para o terror!”
2. A submissão dos contos será feita através de formulário próprio disponibilizado no sítio Ler é Cool (coolbooks.pt/lerecool)   
Artigo 7.º Calendarização das fases da iniciativa  
Fase 1 (até 26 de fevereiro de 2016) Inscrição das Bibliotecas Escolares e disponibilização das obras que integram a iniciativa.
Fase 2 (a partir de 29 de fevereiro de 2016) – Leitura das obras, sempre que possível complementada por atividades de dinamização das Bibliotecas Escolares.
Fase 3 (de 14 de março a 6 de maio) Abertura da plataforma para a vertente competitiva: – 2.º ciclo: Prova que leste – realização dos questionários de leitura; – 3.º ciclo: Escreve o próximo Criptoconto! – submissão dos contos na plataforma.  
Os vencedores serão anunciados até ao final do ano letivo de 2015/2016, em data a comunicar oportunamente.   
Artigo 8.º Determinação dos vencedores 
1. Prova que leste: O vencedor será o aluno que obtiver o melhor resultado na resolução do questionário, independentemente da obra escolhida, sendo a correção feita automaticamente pela plataforma Escola Virtual. Em caso de empate, o vencedor será aquele que tiver respondido no menor espaço de tempo.
2. Escreve o próximo Criptoconto!: Um júri a nomear pela Coolbooks e pela Rede de Bibliotecas Escolares, a divulgar atempadamente, selecionará os melhores contos.  
Artigo 9.º Prémios 
1. Prova que leste:  a. Os alunos com os três melhores resultados de cada escola receberão um vale de desconto Wook no valor de 10 €, válido para a compra de obras publicadas pela Coolbooks. b. Os alunos com os três melhores resultados a nível nacional receberão uma licença anual da Escola Virtual (um ano letivo).
2. Escreve o próximo Criptoconto!:  Os contos finalistas serão publicados pela Coolbooks numa obra especial da coleção “Criptocontos” e os seus autores receberão um vale de desconto Wook no valor de 10 €, válido para a compra de obras publicadas pela Coolbooks. Os três melhores alunos a nível nacional receberão uma licença da Escola Virtual (um ano letivo).
3. A Escola com maior número de participações na iniciativa receberá 1 Licença Escola Virtual Bibliotecas (um ano letivo).
4. As escolas dos alunos vencedores de cada uma das iniciativas receberão 1 Licença Escola Virtual Bibliotecas (um ano letivo).
5. Os nomes dos premiados serão oportunamente divulgados nos sítios Ler é Cool (coolbooks.pt/lerecool), Escola Virtual (escolavirtual.pt) e Rede de Bibliotecas Escolares (rbe.mec.pt/).  
Artigo 10.º Disposições finais 
1. Cabe à Porto Editora decidir sobre quaisquer matérias omissas no presente Regulamento, o qual é suscetível de ser atualizado sob o compromisso de tal facto ser devidamente divulgado através das páginas Ler é Cool (coolbooks.pt/lerecool) e da Rede de Bibliotecas Escolares (rbe.mec.pt/).
2. A participação neste concurso pressupõe o entendimento adequado e a aceitação integral dos termos deste Regulamento.  

CONCURSO
“UM CONTO ATÉ AO FIM”






Concurso NOTAS DE LEITURA




REGULAMENTO
O Plano Nacional de Leitura, a Editora LeYa, a Rede de Bibliotecas Escolares, o Camões IP e a DGAE/DSEEPE1 propõem aos alunos do 3º ciclo do ensino básico, ou equivalente, do Continente, Ilhas e territórios internacionais de aprendizagem da Língua Portuguesa, uma atividade individual de leitura sugerida e dirigida para uma reflexão crítica, que considere a experiência pessoal e o contexto social e cuja consequência se traduza na criação de um texto escrito.
Este exercício poderá assumir a forma de diário ou de caderno de notas/registos, de natureza diversa, que sirva de complemento à leitura e que se desenvolva de forma espontânea e, assim, dê origem a textos com potencialidade literária, capazes de merecer a sua partilha e divulgação.
No final do processo de leitura e escrita será organizado um texto capaz de articular as ‘peças soltas’ num todo com sentido. Ou seja, dos diferentes textos ou esboços de textos produzidos, em momentos diferentes, cada aluno procederá a uma seleção ou reformulação que melhor traduza, no seu critério pessoal e/ou aconselhado, o exercício de leitura, reflexão e escrita, realizado – O ALUNO ESCREVE O SEU TEXTO FINAL PARA SER SUBMETIDO A CONCURSO.
Os professores interessados em participar nesta atividade com os seus ou outros alunos da mesma escola acompanharão todo o processo e tornar-se-ão os seus mentores cabendo-lhes, igualmente, a formalização de receção e envio dos trabalhos, bem como o preenchimento do formulário próprio.
OBRAS SUGERIDAS: TEXTO NARRATIVO | TEXTO POÉTICO
Escolher uma obra de entre as duas modalidades indicadas:
7.º ANO
Sexta‐Feira ou a Vida Selvagem, Michel Tournier
Pedra Filosofal, António Gedeão
8.º ANO
Cada homem é uma raça, Mia Couto
Só, António Nobre
9.º ANO
O Fantasma de Canterville, Oscar Wilde
Carta a meus filhos sobre os fuzilamentos de Goya, Jorge de Sena
CALENDÁRIO: Janeiro – Maio/2016
Entrega de trabalhos: até 06 de Maio/2016
Divulgação dos resultados: até 07 de Junho/2016
Entrega de prémios – Junho/Julho
PRODUÇÃO E ENVIO DOS TRABALHOS:
Cada aluno executa o trabalho de acordo com as indicações enunciadas e com um tamanho máximo até ao equivalente a 10 folhas A4, ou até 5000 palavras2 , inserindo-o no respetivo formulário, onde constam os elementos de identificação [aluno, escola e obra lida].
O professor responsável recolhe e envia para o PNL os trabalhos realizados, anexos a uma mensagem. O PNL confirma a receção dos trabalhos no prazo de três dias úteis.
SELEÇÃO DE TRABALHOS
Três vencedores [1º - 2º - 3º] e eventualidade de atribuição de Menção Honrosa, aos textos que revelem qualidade literária (correção sintática e semântica), criatividade e originalidade (forma e conteúdo).
Júri – constituído, em número ímpar, por representantes de cada uma das instituições implicadas.
PRÉMIOS
30 Livros [+ 25 livros para a Biblioteca da Escola]
1 Tablet
1 Assinatura Anual da Revista ‘Time Out’
5 Livros [Plano de Incentivo à Leitura, do Camões I.P]
Participação na entrega de prémios aos 2º e 3º vencedores nas respetivas Escolas
20 Livros [+ 15 livros para a Biblioteca da Escola]
1 Assinatura Semestral da Revista ‘Time Out’
4 Livros [Plano de Incentivo à Leitura, do Camões I.P]
Participação na entrega de prémios aos 1º e 3º vencedores nas respetivas Escolas
10 Livros [+ 10 livros para a Biblioteca da Escola]
Os Lusíadas em BD
1 Assinatura Trimestral da Revista ‘Time Out’
3 Livros [Plano de Incentivo à Leitura, do Camões I.P]
Participação na entrega de prémios aos 2º e 3º vencedores nas respetivas Escolas
Cerimónia de entrega de prémios - O PNL contribuirá para que o momento de entrega dos prémios aos vencedores seja uma oportunidade de valorização do contexto escolar e social dos alunos, sugerindo a sua integração no calendário de atividades do final do ano letivo (junho/julho), nas escolas dos alunos vencedores, em território continental português.
A cerimónia será programada de forma conjunta pelo PNL e pela escola dos alunos vencedores, podendo esta mobilizar os recursos locais de apoio que entender adequados a um evento desta natureza, assegurando a participação e a presença de todos aqueles que representem valor para a comunidade escolar.
O PNL e os parceiros deste concurso estarão presentes através de seus representantes e recomendam a participação de uma personalidade pública com contributos reconhecidos na área da leitura e da escrita.
Cada aluno vencedor é convidado a estar presente nas cerimónias a realizar nas escolas a que pertencem os outros premiados, sendo o custo das deslocações assegurado pelo Plano Nacional de Leitura.
Nota 1: As despesas a realizar com eventuais vencedores das Regiões Autónomas e do EPE/Camões I.P. são encargo das respetivas tutelas. No caso das EPE - DGAE/DSEEPE – o encargo é dos próprios Estabelecimentos de Ensino.
Nota 2: Os prémios são encargo dos parceiros deste concurso.

Regulamento do Concurso
ESCRITA DO DESASSOSSEGO



Propõe-se que os jovens do ensino secundário, na esfera das inquietações próprias dessa faixa etária, sejam incentivados a dar testemunho criativo das suas circunstâncias de crescimento e aprendizagem.
Neste sentido, o Plano Nacional de Leitura (PNL) desafia todos os jovens criadores das escolas públicas e privadas a dissertar sobre aquilo que mais os inquieta, assombra e seduz. A leitura, a reflexão e a escrita são os eixos essenciais sobre que se desdobra este concurso que, com o contributo dos parceiros Fundação José Saramago (FJS), Casa Fernando Pessoa (CFP), Camões I.P., Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), DGAE/DSEEPE1 e Porto Editora, propõe a abordagem de temas pessoais e sociais controversos, marca identitária das obras de dois autores de referência da literatura portuguesa: Fernando Pessoa e José Saramago.
Este é um concurso de descoberta e revelação de novos talentos da escrita, tendo por base uma aproximação às obras daqueles autores e para o qual são convocados todos os alunos do Ensino Secundário (ou equivalente) do Continente, Ilhas, e territórios internacionais de aprendizagem da Língua Portuguesa.
FORMA DE PARTICIPAÇÃO
A participação consta da criação de um texto que deve assumir a forma de ensaio literário, em torno de temas universais e sempre inquietantes como a identidade, a morte, o amor, a política e a contestação.
Espera-se que os alunos expressem, de forma clara, crítica e livre, o seu pensamento sobre o mundo, suportado na experiência pessoal e no conhecimento que possuem, ou venham a adquirir, das obras destes dois autores.
O texto deve incorporar características que o tornem singular pela qualidade literária [correção sintática e semântica], pela criatividade e originalidade [essência da forma e essência do conteúdo] e pelos sinais de conhecimento das obras dos dois autores. Sugere-se o acompanhamento de um professor responsável, com vista ao aconselhamento e gestão pedagógica do processo.
Envio dos trabalhos – através de um formulário próprio, anexo a uma mensagem, para o PNL, até 06 de Maio de 2016, que contém os elementos de identificação da escola, do aluno e do professor. O texto não deve exceder o equivalente a 10 folhas A4, ou até 5000 palavras (limite incorporado no formulário).
Seleção dos trabalhos – um júri, constituído por representantes das entidades parceiras, selecionará os três melhores textos [1º, 2º e 3º] prevendo a eventual atribuição de Menção Honrosa.
Divulgação dos vencedores – até 07 de Junho de 2016, nas páginas da Internet das entidades parceiras e através de contacto direto do PNL.
Prémios – aos autores dos três textos vencedores serão atribuídos os seguintes prémios: 1º Prémio
Cheque-livro de 300 €
5 Livros da obra de Fernando Pessoa (Col. Pessoa Breve)
5 Livros da obra de José Saramago
1 Tablet
1 Coleção Pessoa
1 Entrada gratuita na FJS (1 ano de validade)
1 Entrada gratuita na CFP (1 ano de validade)
Participação na entrega de prémios aos 2º e 3º vencedores nas respetivas Escolas
2º Prémio Cheque-livro de 200 €
4 Livros da obra de Fernando Pessoa (Col. Pessoa Breve)
4 Livros da obra de José Saramago
1 Coleção Pessoa
1 Entrada gratuita na FJS (1 ano de validade)
1 Entrada gratuita na CFP (1 ano de validade)
Participação na entrega de prémios aos 1º e 3º vencedores nas respetivas Escolas 3º Prémio Cheque-livro de 100 € 3 Livros da obra de Fernando Pessoa (Col. Pessoa Breve) 3 Livros da obra de José Saramago 1 Coleção Pessoa 1 Entrada gratuita na FJS (1 ano de validade) * 1 Entrada gratuita na CFP (1 ano de validade) * Participação na entrega de prémios aos 2º e 3º vencedores nas respetivas Escolas ENTREGA DE PRÉMIOS O PNL contribuirá para que o momento de entrega dos prémios aos vencedores seja uma oportunidade de valorização do contexto escolar e social dos alunos, sugerindo a sua integração no calendário de atividades do final do ano letivo (junho/julho), nas escolas dos alunos vencedores, em território continental português. A cerimónia será programada de forma conjunta pelo PNL e pela escola dos alunos vencedores, podendo esta mobilizar os recursos locais de apoio que entender adequados a um evento desta natureza, assegurando a participação e presença de todos aqueles que representem valor para a comunidade escolar. O PNL e os parceiros deste concurso, estarão presentes através de seus representantes e recomendam a participação de uma personalidade pública com contributos reconhecidos na área da leitura e da escrita. Cada aluno vencedor é convidado a estar presente nas cerimónias a realizar nas escolas a que pertencem os outros premiados, sendo os custos das deslocações (aluno mais um acompanhante) assegurados pelo Plano Nacional de Leitura.
Nota 1: As despesas a realizar com eventuais vencedores das Regiões Autónomas e do EPE/Camões I.P. são encargo das respetivas tutelas. No caso das EPE - DGAE/DSEEPE – o encargo é dos próprios Estabelecimentos de Ensino.
Nota 2: Os prémios são encargo dos parceiros deste Concurso Apoio às atividades e às ideias para participação: http://www.josesaramago.org www.casafernandopessoa.pt


 



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