Concursos Ano 2016 -2017
REGULAMENTO
Quem pode participar?
Qualquer escola que tenha turmas entre o 1º e o 9º ano, pública ou privada. A iniciativa é também aberta a estabelecimentos de ensino no estrangeiro, que lecionem os mesmos anos de escolaridade e que tenham o Português como primeira língua.
Como participar?
A participação das escolas será feita idealmente através da biblioteca escolar, sendo a biblioteca da escola sede a centralizar todo o processo. Quando não existir biblioteca no estabelecimento de ensino, a escola poderá ainda assim participar, organizando as atividades sob a coordenação de um professor designado para o efeito. Basta que o professor bibliotecário coordenador ou outro professor responsável pela ação (no caso de escolas sem biblioteca escolar) preencha o formulário disponível em https://goo.gl/forms/pTcpRIHxvxYbkle32, até 5 de dezembro manifestando o interesse em participar, identificando a escola, o professor bibliotecário ou outro professor responsável e os ciclos que irão participar.Cada escola que preencher o formulário receberá um cartaz eletrónico para imprimir e afixar, o logótipo da iniciativa para usar nos seus canais digitais e para poder criar o seu próprio material de divulgação.
Todo o material de apoio a esta iniciativa (fichas com sugestões de atividades nas bibliotecas e na salas de aula, fichas com informação sobre um processo eleitoral desta natureza, etc.) será disponibilizado através do sítio da VISÃO Júnior na internet e na página do projeto no portal da Rede de Bibliotecas Escolares.
Esta fase corresponde ao recenseamento numas eleições.
Que livros se ‘apresentam’ a estas eleições?
Todos os livros, sejam eles de prosa, poesia, banda desenhada ou teatro, podem ser candidatos. A escolha dos livros candidatos que concorrerão a estas eleições será realizada pelos alunos, através do preenchimento do formulário disponível em https://goo.gl/forms/BsO1aHMgUhJF2BWz1, até 19 de dezembro.Esta fase corresponde à apresentação de candidaturas.
Como se saberá quais são os livros candidatos?
A partir de todos os títulos apresentados pelos alunos, e com o apoioda Pordata, será constituída uma lista final nacional dos livros candidatos que irão a votos a 17 de março. Para entrar na lista, será necessário recolher um número mínimo de candidaturas, tal como os candidatos a umas eleições presidenciais têm de apresentar um número mínimo de assinaturas.A lista, em que cada obra corresponderá a um número, será tornada pública a 5 de janeiro na VISÃO Júnior online e no portal da RBE, em formato descarregável, de forma a poder ser impressa. A cada livro corresponderá um número.
O que acontece durante a campanha eleitoral?
Em cada escola, os alunos que queiram fazer campanha por um livro inscrevem-se junto do professor bibliotecário ou de outro professor responsável.A organização das inscrições, as ações de campanha e o calendário da campanha eleitoral serão da responsabilidade da biblioteca escolar ou do professor responsável (nas escolas onde não exista biblioteca).
Durante a campanha eleitoral, os alunos defenderão publicamente o livro de que mais gostam. Poderão fazê-lo dentro da sala de aula (equivalente a uma ‘sessão de esclarecimento’), na biblioteca escolar ou na sala de alunos (equivalente a um ‘comício’), através de cartazes afixados na sala de aula, na biblioteca ou noutro local público da escola (‘cartaz’) ou das redes sociais e meios digitais da escola (equivalente a ‘tempo de antena’). Poderão também organizar debates entre vários candidatos e desenvolver outro tipo de material de propaganda, como autocolantes, pins, folhetos, etc.
Nas edições de fevereiro e março, a revista VISÃO Júnior dará espaço aos candidatos – quer fazendo entrevistas a alunos, quer publicando trabalhos escritos e cartazes.
A partir de 1 de fevereiro, altura em que começa a campanha eleitoral, e até 15 de março, a cobertura estender-se-á à página da VISÃO Júnior na internet e ao Facebook.
Para que as ações de campanha possam ser noticiadas, as escolas devem enviar informação miudosavotos@visao.impresa.pt.
A campanha termina a 15 de março. Dia 16 será o dia de reflexão.
Organização do ato eleitoral
Para as eleições, que decorrerão a 17 de março, será necessário escolher um presidente por cada, que supervisiona a urna no dia da votação.Devem também ser constituídos grupos de alunos que acompanhem e ajudem à contagem de votos (tal como acontece nas eleições políticas).
Estes elementos devem estar escolhidos até 28 de fevereiro.
Eleições
As eleições devem decorrer preferencialmente na biblioteca da escola ou num lugar de fácil acesso a todos os alunos. Para facilitar o processo, poderá haver mais do que uma mesa de voto por escola. O horário e o local de votação deverá ser tornado público atempadamente a todos os alunos da escola.Deverá haver uma urna de voto por cada ciclo de ensino, de forma a que se faça separadamente o escrutínio dos votos do 1º ciclo, do 2º ciclo e do 3º ciclo.
Cada escola terá de criar as suas urnas de voto (é muito simples fazer uma com uma caixa de papel A4). Nos boletins de voto, os alunos terão apenas de escrever o número correspondente ao livro em que querem votar, número esse indicado na lista final nacional.
O papel dos votos deve ter todo o mesmo tamanho. O voto deve ser dobrado antes de colocado na urna.
Neste processo eleitoral, as listas das turmas funcionarão como cadernos eleitorais. À medida que os alunos votarem, os elementos da mesa eleitoral darão baixa de cada nome.
Serão considerados nulos todos os votos que tenham mais coisas escritas, para além do número do livro.
Escrutínio
A contagem dos votos será coordenada pelo professor responsável (ou quem ele designar) e pelo(s) grupo(s) de alunos nomeado(s) para o efeito.O escrutínio terá de ser efetuado até 27 de março, dia em que os agrupamentos/escolas enviarão os resultados da forma que lhes for indicada posteriormente.
Quando tal se aplica, a biblioteca escolar da escola sede reunirá os votos de todas as escolas do agrupamento. A escola poderá tornar públicos os resultados da votação ali efetuada no primeiro dia de aulas do 3º período, se assim o entender.
Apresentação dos resultados eleitorais
Os resultados eleitorais a nível nacional serão apurados pela Pordata e tornados públicos a 20 de abril.Dúvidas podem ser enviadas para miudosavotos@visao.impresa.PT
Lançado no dia 24 de outubro - Dia Internacional das Biblioteca Escolares
REGULAMENTO DO
CONCURSO PALAVRAS EM VERSO
1. O concurso de poesia, PALAVRAS EM VERSO, destina-se a todos os alunos
do 2.º ciclo da Escola Básica de Santa Clara da Guarda.
PARTICIPAÇÃO:
2. Para participarem, os alunos deverão fazer poemas que tenham como base
o tema “ O Meu Mundo” e entregá-lo ao professor de Português que fará
uma pré-seleção dos trabalhos.
3. Os trabalhos elaborados, corrigidos e pré-selecionados serão entregues
na Biblioteca Escolar D. Sancho I até ao dia 28 de fevereiro de 2017, onde
serão escolhidos os finalistas.
4. Será atribuído um prémio aos três melhores trabalhos selecionados em
cada ano de escolaridade.
JÚRI:
5. O júri do concurso será constituído pela professora coordenadora das
bibliotecas escolares do agrupamento, pelas professoras da equipa da BE e pela
coordenadora do Grupo 220.
CRITÉRIOS DE SELECÇÃO:
6. Serão premiados os trabalhos mais originais, criativos e com maior
sentido estético, por cada ano de escolaridade.
7. O júri reserva-se ao direito de atribuir menções honrosas a trabalhos
que não cabendo na categoria do primeiro classificado, se revelem de qualidade.
8. O júri reserva-se ainda ao direito de não premiar trabalhos se considerarem
que não revelam qualidade e / ou não se enquadram na temática do concurso.
Concurso " Andanças com Livros
CONCURSOS ABRIL E MAIO 2016
Para divulgação
Concurso
UM CONTO ATÉ AO FIM
3º Ciclo e Ens. Secundário
Elaboração de um conto até 15 páginas A4 sobre tema livre (pode incluir ilustrações, que no entanto não contarão para avaliação). Envio para a organização (Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira em Gouveia) até 31 de maio. Prémios muito interessantes em dinheiro (1000 Euros para o 3º Ciclo, 1000 Euros para o Ens. Secundário).
Regulamento em baixo
Concurso
LA VIE - TERRA DA ESCRITA
3º Ciclo
Elaboração de um poema até 4 páginas A4 sobre tema livre.
Envio para a organização (Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço) ou entrega na Biblioteca da ESAAG até 13 de maio. Prémios: 2 cheques-livros de 300 e 200 Euros na Livraria Bertrand.
Regulamento aqui a partir do dia 11 de abril
Concurso
LER É COOL
3º Ciclo
Os alunos leem na Biblioteca um livro digital (e-book) disponibilizado pela wook.pt (Coleção Criptocontos: “O segredo” e “O jogo da meia-noite”). Os contos podem ser lidos nos computadores destinados para o efeito ou nos seus próprios tablets ou smartphones seguindo as instruções das funcionárias. Depois os alunos são desafiados a criar um conto do mesmo tipo até 10.000 palavras seguindo a ideia: “Caro leitor, prepara-te para o terror!”. Os contos devem ser enviados através da BE para a wook.pt de 14 de março a 6 de maio. Prémios muito interessantes.
Regulamento em baixo
Concurso
NOTAS DE LEITURA
3º Ciclo
Trata-se de um Concurso em que os
alunos são convidados a escrever texto a
partir de uma leitura (em forma de diário ou de caderno de notas / registos), que
sirva de complemento à leitura e se desenvolva de forma espontânea, surgindo
assim textos de potencialidade literária. Destas notas, registos ou diário, o
aluno fará uma selecção, compondo o texto definitivo. Supõe o acompanhamento de
um professor responsável. Vê as obras sugeridas no regulamento.
Prémios: tablets, cheques-livros e
serviços variados.
Entrega ao professor bibliotecário até
6 de maio.
Regulamento em baixo
Concurso
ESCRITA DO DESASSOSSEGO
Ensino Secundário
A participação consiste na criação de
um texto que deve assumir a forma de ensaio
literário, em torno de temas universais e sempre inquietantes como a identidade, a morte, o amor, a política e
a contestação. Os alunos exprimem assim o seu pensamento sobre o mundo,
suportado na experiência pessoal e no conhecimento das obras de José Saramago e Fernando Pessoa. Supõe
o acompanhamento de um professor responsável.
Prémios: tablets, cheques-livros e
serviços variados.
Entrega ao professor bibliotecário até
6 de maio.
Regulamento em baixo
LER É COOL
Regulamento
Artigo 1.º
Apresentação da iniciativa
A iniciativa
Ler é Cool pretende contribuir para a promoção da leitura digital dirigida aos
alunos do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, envolvendo as
Bibliotecas Escolares e os respetivos estabelecimentos de ensino. É uma
iniciativa da responsabilidade da Coolbooks, a chancela digital da Porto
Editora, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares.
Artigo 2.º
Condições gerais de participação
1. Nesta
iniciativa podem participar todos os alunos do 2.º e 3.º ciclos de
escolaridade, através de inscrição feita pelos professores responsáveis da
Biblioteca Escolar do estabelecimento de ensino que frequentam.
2. A
participação no Ler é Cool é gratuita e as escolas interessadas em participar
neste projeto de promoção da leitura digital devem concretizar a respetiva
inscrição entre os dias 1 e 26 de fevereiro de 2016 (inclusive); para tal,
bastará escrever para lerecool@coolbooks.pt, manifestando interesse na
iniciativa e indicando o número de dispositivos mobile existentes na escola.
3. Os alunos
que desejem participar na vertente competitiva deverão ler as obras
disponibilizadas e formalizar a sua inscrição na Biblioteca Escolar do
estabelecimento de ensino que frequentam.
4. As escolas
terão acesso a um número de licenças correspondente ao número de dispositivos
de leitura de que disponham.
Artigo 3.º
Obras que integram a iniciativa
No ano letivo
2015/2016 integram o Ler é Cool as seguintes obras do catálogo da
Coolbooks:
1. O segredo da
cascata dos murmúrios, da coleção “4 Quadrantes” (alunos do 2.º ciclo); 2. A maldição da porta de gelo, da coleção
“Aventuras de Flauto” (alunos do 2.º ciclo); 3. O espelho e O jogo da
meia-noite, da coleção “Criptocontos” (alunos do 3.º ciclo).
Artigo 4.º
Modalidades de participação
Além do compromisso
da promoção da leitura, a iniciativa Ler é Cool tem uma vertente competitiva,
com duas componentes distintas:
1. Prova que
leste – Questionário de leitura sobre uma das obras que integram a iniciativa:
O segredo da cascata dos murmúrios e A maldição da porta de gelo – destinado
aos alunos do 2.º ciclo;
2. Escreve o
próximo Criptoconto! – alunos do 3.º ciclo.
Artigo 5.º
Prova que leste – alunos do 2.º ciclo
1. Os alunos
poderão escolher qual das obras que integram a iniciativa pretendem ler; no final,
deverão responder ao questionário disponibilizado no sítio Ler é Cool
(coolbooks.pt/lerecool). A inscrição deverá ser efetuada na Biblioteca Escolar
do seu estabelecimento de ensino.
2. As provas
serão realizadas através de uma área específica da plataforma online Escola
Virtual.
3. Antes da
prova, que poderá ser realizada a qualquer altura, dentro do prazo estipulado,
os alunos inscritos receberão, através do professor responsável pela
Biblioteca, os dados necessários para acederem ao enunciado.
4. As provas
têm a duração de 45 minutos.
5. No final, o
aluno deve clicar no botão “Submeter” para que seja validada a conclusão da
prova.
Artigo 6.º
Escreve o próximo Criptoconto! – alunos do 3.º ciclo
1. A partir da
leitura dos dois Criptocontos disponibilizados, os alunos (de forma individual)
serão desafiados a escrever um conto, com um máximo de 10 mil palavras, que
siga o espírito e a temática da coleção: “Caro leitor, prepara-te para o
terror!”
2. A submissão
dos contos será feita através de formulário próprio disponibilizado no sítio
Ler é Cool (coolbooks.pt/lerecool)
Artigo 7.º
Calendarização das fases da iniciativa
Fase 1 (até 26
de fevereiro de 2016) Inscrição das Bibliotecas Escolares e disponibilização
das obras que integram a iniciativa.
Fase 2 (a
partir de 29 de fevereiro de 2016) – Leitura das obras, sempre que possível
complementada por atividades de dinamização das Bibliotecas Escolares.
Fase 3 (de 14
de março a 6 de maio) Abertura da plataforma para a vertente competitiva: – 2.º
ciclo: Prova que leste – realização dos questionários de leitura; – 3.º ciclo:
Escreve o próximo Criptoconto! – submissão dos contos na plataforma.
Os vencedores
serão anunciados até ao final do ano letivo de 2015/2016, em data a comunicar
oportunamente.
Artigo 8.º
Determinação dos vencedores
1. Prova que
leste: O vencedor será o aluno que obtiver o melhor resultado na resolução do
questionário, independentemente da obra escolhida, sendo a correção feita
automaticamente pela plataforma Escola Virtual. Em caso de empate, o vencedor
será aquele que tiver respondido no menor espaço de tempo.
2. Escreve o
próximo Criptoconto!: Um júri a nomear pela Coolbooks e pela Rede de Bibliotecas
Escolares, a divulgar atempadamente, selecionará os melhores contos.
Artigo 9.º
Prémios
1. Prova que
leste: a. Os alunos com os três melhores
resultados de cada escola receberão um vale de desconto Wook no valor de 10 €,
válido para a compra de obras publicadas pela Coolbooks. b. Os alunos com os
três melhores resultados a nível nacional receberão uma licença anual da Escola
Virtual (um ano letivo).
2. Escreve o
próximo Criptoconto!: Os contos
finalistas serão publicados pela Coolbooks numa obra especial da coleção
“Criptocontos” e os seus autores receberão um vale de desconto Wook no valor de
10 €, válido para a compra de obras publicadas pela Coolbooks. Os três melhores
alunos a nível nacional receberão uma licença da Escola Virtual (um ano letivo).
3. A Escola com
maior número de participações na iniciativa receberá 1 Licença Escola Virtual
Bibliotecas (um ano letivo).
4. As escolas
dos alunos vencedores de cada uma das iniciativas receberão 1 Licença Escola
Virtual Bibliotecas (um ano letivo).
5. Os nomes dos
premiados serão oportunamente divulgados nos sítios Ler é Cool
(coolbooks.pt/lerecool), Escola Virtual (escolavirtual.pt) e Rede de
Bibliotecas Escolares (rbe.mec.pt/).
Artigo 10.º
Disposições finais
1. Cabe à Porto
Editora decidir sobre quaisquer matérias omissas no presente Regulamento, o
qual é suscetível de ser atualizado sob o compromisso de tal facto ser
devidamente divulgado através das páginas Ler é Cool (coolbooks.pt/lerecool) e
da Rede de Bibliotecas Escolares (rbe.mec.pt/).
2. A
participação neste concurso pressupõe o entendimento adequado e a aceitação
integral dos termos deste Regulamento.
CONCURSO
“UM
CONTO ATÉ AO FIM”
Concurso NOTAS DE LEITURA
REGULAMENTO
O Plano
Nacional de Leitura, a Editora LeYa, a Rede de Bibliotecas Escolares, o Camões
IP e a DGAE/DSEEPE1 propõem aos alunos do 3º ciclo do ensino básico, ou
equivalente, do Continente, Ilhas e territórios internacionais de aprendizagem
da Língua Portuguesa, uma atividade individual de leitura sugerida e dirigida
para uma reflexão crítica, que considere a experiência pessoal e o contexto
social e cuja consequência se traduza na criação de um texto escrito.
Este exercício
poderá assumir a forma de diário ou de caderno de notas/registos, de natureza diversa,
que sirva de complemento à leitura e que se desenvolva de forma espontânea e,
assim, dê origem a textos com potencialidade literária, capazes de merecer a
sua partilha e divulgação.
No final do
processo de leitura e escrita será organizado um texto capaz de articular as
‘peças soltas’ num todo com sentido. Ou seja, dos diferentes textos ou esboços
de textos produzidos, em momentos diferentes, cada aluno procederá a uma
seleção ou reformulação que melhor traduza, no seu critério pessoal e/ou aconselhado,
o exercício de leitura, reflexão e escrita, realizado – O ALUNO ESCREVE O SEU
TEXTO FINAL PARA SER SUBMETIDO A CONCURSO.
Os professores
interessados em participar nesta atividade com os seus ou outros alunos da
mesma escola acompanharão todo o processo e tornar-se-ão os seus mentores
cabendo-lhes, igualmente, a formalização de receção e envio dos trabalhos, bem
como o preenchimento do formulário próprio.
OBRAS SUGERIDAS:
TEXTO NARRATIVO | TEXTO POÉTICO
Escolher uma
obra de entre as duas modalidades indicadas:
7.º ANO
Sexta‐Feira ou
a Vida Selvagem, Michel Tournier
Pedra
Filosofal, António Gedeão
8.º ANO
Cada homem é
uma raça, Mia Couto
Só, António
Nobre
9.º ANO
O Fantasma de
Canterville, Oscar Wilde
Carta a meus
filhos sobre os fuzilamentos de Goya, Jorge de Sena
CALENDÁRIO:
Janeiro – Maio/2016
Entrega de
trabalhos: até 06 de Maio/2016
Divulgação dos
resultados: até 07 de Junho/2016
Entrega de
prémios – Junho/Julho
PRODUÇÃO E
ENVIO DOS TRABALHOS:
Cada aluno
executa o trabalho de acordo com as indicações enunciadas e com um tamanho
máximo até ao equivalente a 10 folhas A4, ou até 5000 palavras2 , inserindo-o
no respetivo formulário, onde constam os elementos de identificação [aluno,
escola e obra lida].
O professor
responsável recolhe e envia para o PNL os trabalhos realizados, anexos a uma
mensagem. O PNL confirma a receção dos trabalhos no prazo de três dias úteis.
SELEÇÃO DE
TRABALHOS
Três vencedores
[1º - 2º - 3º] e eventualidade de atribuição de Menção Honrosa, aos textos que
revelem qualidade literária (correção sintática e semântica), criatividade e
originalidade (forma e conteúdo).
Júri –
constituído, em número ímpar, por representantes de cada uma das instituições
implicadas.
PRÉMIOS
1º
30 Livros [+ 25
livros para a Biblioteca da Escola]
1 Tablet
1 Assinatura
Anual da Revista ‘Time Out’
5 Livros [Plano
de Incentivo à Leitura, do Camões I.P]
Participação na
entrega de prémios aos 2º e 3º vencedores nas respetivas Escolas
2º
20 Livros [+ 15
livros para a Biblioteca da Escola]
1 Assinatura Semestral
da Revista ‘Time Out’
4 Livros [Plano
de Incentivo à Leitura, do Camões I.P]
Participação na
entrega de prémios aos 1º e 3º vencedores nas respetivas Escolas
3º
10 Livros [+ 10
livros para a Biblioteca da Escola]
Os Lusíadas em
BD
1 Assinatura Trimestral
da Revista ‘Time Out’
3 Livros [Plano
de Incentivo à Leitura, do Camões I.P]
Participação na
entrega de prémios aos 2º e 3º vencedores nas respetivas Escolas
Cerimónia de
entrega de prémios - O PNL contribuirá para que o momento de entrega dos
prémios aos vencedores seja uma oportunidade de valorização do contexto escolar
e social dos alunos, sugerindo a sua integração no calendário de atividades do
final do ano letivo (junho/julho), nas escolas dos alunos vencedores, em território
continental português.
A cerimónia
será programada de forma conjunta pelo PNL e pela escola dos alunos vencedores,
podendo esta mobilizar os recursos locais de apoio que entender adequados a um
evento desta natureza, assegurando a participação e a presença de todos aqueles
que representem valor para a comunidade escolar.
O PNL e os
parceiros deste concurso estarão presentes através de seus representantes e
recomendam a participação de uma personalidade pública com contributos
reconhecidos na área da leitura e da escrita.
Cada aluno vencedor
é convidado a estar presente nas cerimónias a realizar nas escolas a que
pertencem os outros premiados, sendo o custo das deslocações assegurado pelo
Plano Nacional de Leitura.
Nota 1: As
despesas a realizar com eventuais vencedores das Regiões Autónomas e do
EPE/Camões I.P. são encargo das respetivas tutelas. No caso das EPE -
DGAE/DSEEPE – o encargo é dos próprios Estabelecimentos de Ensino.
Nota 2: Os
prémios são encargo dos parceiros deste concurso.
Regulamento do
Concurso
ESCRITA DO DESASSOSSEGO
Propõe-se que
os jovens do ensino secundário, na esfera das inquietações próprias dessa faixa
etária, sejam incentivados a dar testemunho criativo das suas circunstâncias de
crescimento e aprendizagem.
Neste sentido,
o Plano Nacional de Leitura (PNL) desafia todos os jovens criadores das escolas
públicas e privadas a dissertar sobre aquilo que mais os inquieta, assombra e
seduz. A leitura, a reflexão e a escrita são os eixos essenciais sobre que se
desdobra este concurso que, com o contributo dos parceiros Fundação José
Saramago (FJS), Casa Fernando Pessoa (CFP), Camões I.P., Rede de Bibliotecas
Escolares (RBE), DGAE/DSEEPE1 e Porto Editora, propõe a abordagem de temas
pessoais e sociais controversos, marca identitária das obras de dois autores de
referência da literatura portuguesa: Fernando Pessoa e José Saramago.
Este é um
concurso de descoberta e revelação de novos talentos da escrita, tendo por base
uma aproximação às obras daqueles autores e para o qual são convocados todos os
alunos do Ensino Secundário (ou equivalente) do Continente, Ilhas, e
territórios internacionais de aprendizagem da Língua Portuguesa.
FORMA DE
PARTICIPAÇÃO
A participação
consta da criação de um texto que deve assumir a forma de ensaio literário, em
torno de temas universais e sempre inquietantes como a identidade, a morte, o
amor, a política e a contestação.
Espera-se que
os alunos expressem, de forma clara, crítica e livre, o seu pensamento sobre o
mundo, suportado na experiência pessoal e no conhecimento que possuem, ou venham
a adquirir, das obras destes dois autores.
O texto deve
incorporar características que o tornem singular pela qualidade literária
[correção sintática e semântica], pela criatividade e originalidade [essência
da forma e essência do conteúdo] e pelos sinais de conhecimento das obras dos
dois autores. Sugere-se o acompanhamento de um professor responsável, com vista
ao aconselhamento e gestão pedagógica do processo.
Envio dos
trabalhos – através de um formulário próprio, anexo a uma mensagem, para o PNL,
até 06 de Maio de 2016, que contém os elementos de identificação da escola, do
aluno e do professor. O texto não deve exceder o equivalente a 10 folhas A4, ou
até 5000 palavras (limite incorporado no formulário).
Seleção dos
trabalhos – um júri, constituído por representantes das entidades parceiras,
selecionará os três melhores textos [1º, 2º e 3º] prevendo a eventual
atribuição de Menção Honrosa.
Divulgação dos
vencedores – até 07 de Junho de 2016, nas páginas da Internet das entidades
parceiras e através de contacto direto do PNL.
Prémios – aos
autores dos três textos vencedores serão atribuídos os seguintes prémios: 1º
Prémio
Cheque-livro de
300 €
5 Livros da
obra de Fernando Pessoa (Col. Pessoa Breve)
5 Livros da
obra de José Saramago
1 Tablet
1 Coleção
Pessoa
1 Entrada
gratuita na FJS (1 ano de validade)
1 Entrada gratuita
na CFP (1 ano de validade)
Participação na
entrega de prémios aos 2º e 3º vencedores nas respetivas Escolas
2º Prémio
Cheque-livro de 200 €
4 Livros da
obra de Fernando Pessoa (Col. Pessoa Breve)
4 Livros da
obra de José Saramago
1 Coleção
Pessoa
1 Entrada
gratuita na FJS (1 ano de validade)
1 Entrada gratuita
na CFP (1 ano de validade)
Participação na
entrega de prémios aos 1º e 3º vencedores nas respetivas Escolas 3º Prémio
Cheque-livro de 100 € 3 Livros da obra de Fernando Pessoa (Col. Pessoa Breve) 3
Livros da obra de José Saramago 1 Coleção Pessoa 1 Entrada gratuita na FJS (1
ano de validade) * 1 Entrada gratuita na CFP (1 ano de validade) * Participação
na entrega de prémios aos 2º e 3º vencedores nas respetivas Escolas ENTREGA DE
PRÉMIOS O PNL contribuirá para que o momento de entrega dos prémios aos
vencedores seja uma oportunidade de valorização do contexto escolar e social
dos alunos, sugerindo a sua integração no calendário de atividades do final do
ano letivo (junho/julho), nas escolas dos alunos vencedores, em território
continental português. A cerimónia será programada de forma conjunta pelo PNL e
pela escola dos alunos vencedores, podendo esta mobilizar os recursos locais de
apoio que entender adequados a um evento desta natureza, assegurando a
participação e presença de todos aqueles que representem valor para a comunidade
escolar. O PNL e os parceiros deste concurso, estarão presentes através de seus
representantes e recomendam a participação de uma personalidade pública com
contributos reconhecidos na área da leitura e da escrita. Cada aluno vencedor é
convidado a estar presente nas cerimónias a realizar nas escolas a que
pertencem os outros premiados, sendo os custos das deslocações (aluno mais um
acompanhante) assegurados pelo Plano Nacional de Leitura.
Nota 1: As
despesas a realizar com eventuais vencedores das Regiões Autónomas e do
EPE/Camões I.P. são encargo das respetivas tutelas. No caso das EPE -
DGAE/DSEEPE – o encargo é dos próprios Estabelecimentos de Ensino.
Nota 2: Os
prémios são encargo dos parceiros deste Concurso Apoio às atividades e às
ideias para participação: http://www.josesaramago.org www.casafernandopessoa.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário