Decorreram ontem, 19 de março, quatro sessões dedicadas
à leitura inclusiva, dentro da Semana da Leitura do AEAAG. A iniciativa foi
conjunta do CRTIC (Centro de Recursos TIC para a Educação Especial) e das
Bibliotecas Escolares do AEAAG. Orientaram as sessões Alcina Monteiro, Lurdes
Lourenço, Ana Luísa e Joaquim Igreja. Duas das sessões foram realizadas na
ESAAG e duas na Esc. Santa Clara, tendo estado envolvidos no total cerca de cem
alunos.
Durante as sessões, após o contacto com a história da
“Gata Borralheira” (de Sophia de Mello Breyner Andresen) contada por imagens, os
alunos ficaram a conhecer a comunicação alternativa e aumentativa, viradas para
os alunos com dificuldades de aprendizagem da leitura. Experimentaram também
escrever no computador frases que transformam as palavras em símbolos e
assistiram a um vídeo de uma aluna do Agrupamento a ler uma história desse tipo.
Contactaram também com a linguagem Braille que permite aos cegos aceder aos
documentos escritos, tendo sido focado o caso de uma aluna com sucesso no AE de
Trancoso. Manusearam ainda digitalizadores, ratos virados para alunos com dificuldades
de manuseamento, mapas com informação em Braille, etc.
Foram sessões muito úteis que sensibilizaram os
jovens do 2º e 3º ciclos para a leitura inclusiva e a compreensão das
dificuldades de quem tem menos capacidades de leitura.
Sem comentários:
Enviar um comentário