quinta-feira, 30 de novembro de 2023

CONTOS PARTILHADOS - 4 A história do professor desaparecido, da Leonor Nascimento (8º E)


A proposta foi feita a várias turmas do 3º ciclo em outubro no MIBE (Mês Internacional das Bibliotecas Escolares). A ideia era criarem uma história em conjunto em regime colaborativo de rotatividade e através da tecnologia da Drive. Algumas turmas levaram a cabo a tarefa coletivamente, em outras os trabalhos acabaram por aparecer mais individualmente. Resultaram belas histórias que publicamos nesta semana de 27 de novembro a 1 de dezembro. Aqui vai a quarta, da Leonor Nascimento (8º E).

                                                        New Life For Everybody

Depois das férias quando cheguei à escola, recebi a notícia de que o professor de Ciências do ano anterior tinha desaparecido. A polícia andava a procurá-lo e nada.

14/09/2022 "First day"

A notícia recebida hoje dada pelos professores foi chocante para vários alunos. O professor Halmon sempre vinha dar aulas, não faltava por nada. Eu sempre fui bastante calada mas sempre tomei atenção a qualquer tipo de coisa. O professor Halmon sempre foi o professor que se destacava pelo seu mau humor de todo o dia e o seu hálito a cigarros e café, talvez ele fosse das pessoas mais estranhas que eu já conheci. “Mas porque é que ele é assim?", é a pergunta que me surge.

 

21/09/2022 "Days like months"

A primeira semana passou, os dias foram longos e stressantes. Apesar de já andar na International School of Los Angeles (LILA) desde o meu quinto ano, os professores ficam cada vez mais estressados, principalmente a Miss Hallen, a minha professora de inglês, a mulher do senhor Halmon. Eu até entendo, é difícil aceitar que alguém que é importante desapareceu...

 

14/10/2022 "Maybe i'm right"

Vou ser sincera: o senhor Halmon sempre foi muito chato e aborrecido, o facto de ele ser muito ansioso e sempre estar irritado sempre me fez criar certas perguntas na minha mente, não que eu saiba muito sobre isso, afinal não tenho nenhum laço com ele, apenas é um palpite meu, afinal o que tenho a ver com isso? Irónico o facto de estar interessada no assunto.

 

15/10/2022 "Now i understand everything."

Os dias estão cada vez mais aborrecidos e longos, parece que nunca acabam, todos os dias chego à escola por volta das 07:30, sou sempre a primeira a chegar e desta vez não foi diferente. Sentei-me na cadeira mais perto, desta vez estavam aqui polícias. Eu não estranhei, afinal estamos nos Estados Unidos, eles vinham sempre fazer uma revisão na escola, mas desta vez foi por um momento diferente. Eu sento-me num lugar um pouco perto da sala dos professores e dava para ouvir o polícia a falar com alguém, a voz dela era-me familiar, ouvia-a todos os dias, era a voz da miss Hallen mas uma voz mais fraca e com um leve tom de choro. Eu sei que não devia, mas era a única forma de eu matar a minha curiosidade, era ouvir a conversa. O polícia estava a falar sobre o mister Halmon, a miss Hallen falava sobre os vícios dele em álcool e cigarros. Foi a partir dessa conversa que os pontos todos se ligaram, o seu mau hálito, a sua agressividade com toda a gente, a miss Hallen cada vez mais estranha, os palavrões nas aulas. Tudo sempre esteve à frente dos meus olhos, apenas não percebi...

 

16/10/2022 "Tag you're it"

Mal acordei, arranjei-me, fui a caminho da escola, eu sentia que algo ia acontecer, algo que podesse revelar tudo por trás do caso de desaparecimento. Fiquei algum tempo no corredor, até que ouvi uma voz com um leve tom de raiva:

Sabes que não podes ficar nesta parte ao pé da sala dos professores. - disse a miss Hallen com o seu sotaque Americano.

Talvez eu realmente não devesse ter feito isto -disse o meu pensamento com algum peso na consciência.

Era para falar com a professora de matemática para tirar uma dúvida com ela- disse eu com um ar meio nervoso.

Eu sei que não devia ter mentido, e normalmente a professora Elly nunca está aqui a estas horas.

 

20/10/2022 "More attention please"

Com este assunto estou a desviar-me dos estudos, mas não consigo fazer nada. Desde pequena sempre gostei de casos criminais e mistério, era considerada a "weird kid" da escola, a partir do momento em que a tua mente se foca em algo pode esquecer até de cuidar de nós mesmos. Agora estou em casa a tentar estudar para o teste de matemática, mas estou demasiado focada no caso, o que mais posso fazer? Eu, ao tentar estudar, de qualquer maneira pelo menos despacho o que tenho a fazer.

 

22/10/2022 "New person same old mistakes.."

Talvez os meus gostos vulgares consigam fazer que o caso fique mais "simples" de tentar de entender o caso. Talvez, quando ele for encontrado, o corpo permanecerá mas a mente estará em outro lugar. Ele todos os anos vai mudando a sua personalidade, mas a única coisa que não muda são os seus antigos erros.

Ele todos os anos é como se fosse uma nova pessoa mas comete os mesmos velhos erros, ele uns anos é mais simpático, outros mais severo mas continua com certos traços de personalidade, talvez um pouco narcisista, digamos.

 

25/10/2022  "Tell me what you know"

Hoje acordei todos os dias com o mesmo humor de sempre, cansado mas gentil.

Apanhei o autocarro e comecei a ouvir as músicas dos meu cantores e bandas favoritas "Melanie Martinez", "Mitski", "Girl in red", "TWICE", "New Jeans", "Queen", "Jack Stauber", "Tame Impala, "PinkPantheress" e entre outros artistas.

Vi o meu horário e notei que a minha primeira aula era matemática , sinceramente não gosto muito mas não posso fazer nada. Fui tirada dos meus pensamentos por uma voz não muito grossa:

Eu preciso de falar contigo depois da aula ok? -Disse a Miss Elly de maneira calma.

Ok -apenas concordei sem dizer mais nada.

Não leste o aviso da porta da sala dos professores? Proíbido entrada de alunos na sala dos professores -A Miss Elly tinha um leve tom de raiva na sua voz.

Emma: Desculpe, mas eu não entrei na sala.

Miss Elly: A professora Hallen não disse isso, e sinceramente confio mais nela.

Emma: Compreendo, mas se você não acredita tudo bem.

 

27/10/2022 "They will grow"

Que dia horrível ontem, sinceramente preferia esquecê-lo, os rapazes da minha turma são tão imaturos e ignorantes: por conta do desaparecimento do nosso stor de ciências, estão a fazer piadas pesadas com isso. Quantos anos têm? 9?

Na minha turma só tenho uma amiga, a Emmily é a única pessoa com que me dou bem, eu e ela temos bastantes teorias e falamos sobre bastantes problemas.

Emmily: Não te preocupes com eles, eles vão crescer - Emmily fala sempre com o seu sorriso aconchegante.

Sinceramente não sei como eu seria sem a Emmily ela é incrível.

 

2/11/2022 "No surprises"

O dia de hoje não foi diferente dos outros, arranjei-me e fui apanhar o autocarro, sentir o cheiro de tabaco todos os dias de manhã já é hábito. Cheguei à escola e apareceu-me uma notificação sobre o caso do mister Halmon. Afinal ele foi encontrado sob o efeito de drogas numa floresta, o carro despistou-se e bateu numa árvore. Sinceramente não me surpreendo, ele sempre pareceu ter certos transtornos mentais, só que ele nunca aceitou isso. Muitas vezes encontravam-se as auxiliares a dizer "Ele devia estar num hospício" sinceramente é engraçado ver certos dramas delas, mas talvez por um lado concorde com elas: ele não tem estabilidade psicológica para ser professor, é preciso ter paciência para o ser, se não nem vale a pena seguir a carreira de professor ou então vão ao psicólogo, desejo-lhes toda a sorte do mundo.

 

20/01/2023 "Abuse"

Toda a gente já esqueceu do assunto afinal, de qualquer maneira o caso foi "encerrado", ele agora está num hospício, agora quem precisa de apoio psicológico é a miss Hallen: ela era extramamente dependente dele, ela tem comportamentos agressivos e constantes crises de choros muitas vezes em aulas, só que ele não a deve tratar bem, senão ela não estaria com o psicólogo de agora, ela está completamente deprimida.

 

22/04/2023 "Be mature"

Bem o professor continua internado e provavelmente não vai voltar a dar aulas. Por outro lado, ainda bem, ele punha as suas frustrações em cima de todos, ele mistura a sua vida pessoal com a profissional. Isso já é problema dele, ele tem idade suficiente para perceber isso, e sobre a miss Hallen um psicólogo ajudaria. 

FIM

Notas: Este texto foi escrito com base em algumas músicas e fala sobre o desenvolvimento da maturidade na adolescência, transtornos mentais, dependência emocional, vícios... 

Leonor Garcia Arrojado Nascimento, 8º E

Sem comentários:

Enviar um comentário