quinta-feira, 30 de abril de 2020

Dia Mundial do Livro -Desafio

Se eu fosse um livro

Se eu fosse um livro,
ia eu próprio procurar
a pessoa indicada para me ler.
Adorava ser lido muitas vezes
por pessoas de todo o mundo.
Se eu fosse um livro,
gostava de ser de fantasia ou,
talvez de romance e drama.
Queria ter muitas folhas em branco,
para que os meus leitores
as pudessem preencher.
Se eu fosse um livro queria ter
liberdade e autoestima.
Se eu fosse um livro… adorava ser este.

Se eu fosse um livro

Se eu fosse um livro,
Subia montanhas e picos
Para encontrar o leitor ideal.
Se eu fosse um livro,
Ficaria muito contente por chegar
A todos os cantos do mundo.
Se eu fosse um livro,
Falaria com os meus leitores sobre tudo
O que se passava na vida de cada um.
Se eu fosse um livro,
Queria ser de fantasia e romance
Ou talvez de ficção e drama.
Se eu fosse um livro,
Não queria estar na prateleira
A apanhar pó o ano todo.
Se eu fosse um livro,
Detestava ficar a apodrecer
Com as folhas cheias de humidade.
Se eu fosse um livro,
Queria estar presente em todas a livrarias
E bibliotecas de todo o mundo.
Se eu fosse um livro,
Ia conhecer os mais importantes acontecimentos
Históricos existentes neste mundo.
Se eu fosse um livro,
Queria ter folhas em branco para que
Todos os leitores as preenchessem.
Se eu fosse um livro,
Queria ser preenchido com desenhos
E outras histórias.
Se eu fosse um livro,
Gostava de ser interessante
E deixar um mistério por descobrir.
Se eu fosse um livro,
Queria ser lido com vontade e gosto
E não por dever e obrigação.
Se eu fosse um livro,
Queria ser livre para que todos
Me lessem e me estudassem.
Se eu fosse um livro,
Desejava fazer todos muito felizes
Lendo-me vezes sem conta.
Se eu fosse um livro,
Gostava que fizessem um filme
Com todas as minhas histórias.
Se eu fosse um livro,
Queria que o meu filme estivesse
Sempre a passar na televisão.
Se eu fosse um livro,
Podia ser de poesia
E conter bonitos versos.
Se eu fosse um livro,
Gostava que houvesse muitas estantes
Com todos os meus volumes.
Se eu fosse um livro,
Queria, com as minhas obras,
Inspirar os meus leitores.
Se eu fosse um livro,
Faria muitos amigos incluindo
Leitores e outros livros.
Se eu fosse um livro,
Gostava que todos me espalhassem pelo mundo
Até chegar às criancinhas.

Ricardo Loureiro 6º C

Sem comentários:

Enviar um comentário