segunda-feira, 27 de abril de 2020

Dia Mundial do Livro - Desafio

Se Eu Fosse Um Livro
Se eu fosse um livro, gostaria que as pessoas
explorassem as minhas páginas.
Se eu fosse um livro, não queria cair
no esquecimento.
Se eu fosse um livro, queria que os leitores
me lessem com entusiasmo.
Se eu fosse um livro, queria que os leitores
me tratassem com carinho.
Se eu fosse um livro, queria ser lido por muitas
pessoas ficando na memória delas.
Se eu fosse um livro, queria que quando alguém
me acabasse de ler dissesse - “este livro é espetacular, tenho
que o ler mais vezes!”
Se eu fosse um livro, gostaria de ser aquele que
as crianças gostam que os pais leiam e que todos
viagem pelo meio das minhas páginas.
Se eu fosse um livro, gostaria que me levassem a viajar
por países e terras que ainda não tenho escritas
nas minhas páginas.
Se eu fosse um livro, gostaria de encarnar todas
as personagens e de ser um dos mais lidos.
Se eu fosse um livro, saberia de cor todas as histórias que
estivessem nas minhas páginas.
Se eu fosse um livro, ia querer estar em todos os
lugares onde pudesse fazer alguém feliz com
as minhas histórias.
Se eu fosse um livro, queria levar adultos e crianças a mundos
imaginários.
Se eu fosse um livro, não queria que alguém fingisse
que já me tinha lido para ficar bem visto.
Se eu fosse um livro, daria ás palavras sentidos inesperados.
Se eu fosse um livro, queria ser uma arma para matar a fome,
a pobreza, a guerra, o egoísmo e a ganância.
Se eu fosse um livro, ia querer crescer para me transformar
numa biblioteca onde poderia acolher as pessoas
que gostam de ler livros emocionantes
de todos estilos.
Beatriz Dias, 6ºC nº2

Sem comentários:

Enviar um comentário