sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Avaliação da biblioteca escolar

Nova versão do modelo de avaliação da biblioteca escolar

A aposta nas bibliotecas escolares  enquanto estruturas que contribuem para o fortalecimento dos valores e da visão plasmados no Perfil dos alunos  é cada vez mais evidente. Cabe aos professores bibliotecários e equipas das bibliotecas desenvolverem dinâmicas que reforcem saberes.  As aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário têm-se revelado de grande importância na formação dos alunos.
Modelo de avaliação da biblioteca escolar
A avaliação das bibliotecas é hoje uma prática consolidada nas escolas, resultado da aplicação generalizada do Modelo de avaliação da biblioteca escolar, que se tem vindo a afirmar, desde 2009, como um instrumento orientador de boas práticas e, simultaneamente, indutor de uma cultura de avaliação.
A nova versão  incorpora um conjunto de alterações e introduz novos reajustes, resultantes da inquirição aos professores bibliotecários e a grupos de reflexão, da análise dos resultados recolhidos no decurso do ciclo avaliativo 2014-2017 e da necessidade de reforçar aspetos que possibilitem a aferição fidedigna do trabalho realizado no âmbito do desenvolvimento das competências preconizadas pelo Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
O documento mantém a estrutura, a organização da informação e a intencionalidade pedagógica que o caraterizavam nas anteriores edições. Os domínios continuam a ser unidades parcelares de análise e de avaliação, que correspondem às áreas nucleares do trabalho da biblioteca. Cada domínio integra um conjunto de indicadores, a que correspondem fatores críticos de sucesso e toda a informação relativa aos processos avaliativos que se lhes aplicam.
Domínios de avaliação

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