segunda-feira, 7 de maio de 2018

Lendas reescritas 11


Vide E Monte

Em tempos que já lá vão, existiam dois povoados: um tinha o nome de Vide e outro de Monte. Estes tinham duas grandes diferenças, pois Vide era muito povoado e Monte tinha apenas um morador.

As duas lindas terras viveram em paz até que a certa altura, no verão houve uma praga de elefantes. A população de Vide, como viu que não os conseguia dominar, pediu ao fidalgo o morador de Monte se podiam refugiar-se lá. Como o fidalgo de Monte era muito simpático e generoso, para além de se sentir sempre sozinho, apressou-se a dizer que sim. Os habitantes de Vide nem sequer pensaram duas vezes, juntaram as suas coisas e foram para junto do fidalgo.

Como eles sabiam que os elefantes tinham alergia à madeira, deitaram mãos ao trabalho e construíram uma grande e alta muralha a volta de Monte para se protegerem. Assim, quando os elefantes chegassem, eles iriam estar preparados, coisa que não aconteceu em Vide, foram apanhados desprevenidos.

Quando os altos, gordos e fortes elefantes se aproximaram, voltaram para trás, pois com a sua tromba faziam alergia à madeira. Cheios de irritação, sem conseguirem livrar-se de tamanha alergia e sem conseguirem derrubar a muralha, partiram e nunca mais se aproximaram de nenhum dos povoados.

Os habitantes de Vide, ao verem aquilo, ficaram todos contentes pois sabiam que assim já poderiam começar a reconstrução da aldeia e voltar às suas vidas normais.

Como houve habitantes que ficaram em Monte, para além de gostarem da hospitalidade do fidalgo, aí construíram as suas casas. Reza a lenda que as duas povoações se juntaram e formaram Videmonte.

 

Baseado na lenda de Vide e Monte
Carlos Eduardo Marques Xavier, 6ºA,

Sem comentários:

Enviar um comentário