segunda-feira, 16 de abril de 2018

Isabel Zambujal veio à escola...


Visita da escritora Isabel
 
Zambujal
A escritora infanto-juvenil Isabel Zambujal, natural de Lisboa, visitou a Biblioteca D. Sancho I no passado dia 12 de abril.  

Contou-nos que a sua primeira profissão foi redatora publicitária e escreveu os primeiros livros num projeto de trabalho para a Nestlé: escrever pequenos livros para serem integrados numa oferta de “leve 4 pudins e ganhe um livro”.

A sua primeira coleção foi “Um Saltinho”, ilustrada por João Fazenda, a qual tinha a missão de dar a conhecer as grandes cidades do mundo com textos engraçados para as crianças e alguns factos históricos para os pais aprenderam. O primeiro a ser escrito foi “Um saltinho a Paris”, considerado por ela o maior destes desafios por ser uma cidade com muitas atrações. Mas é o segundo da coleção.

Embora até hoje nunca tenha deixado a sua profissão como redatora publicitária, na sua carreira como escritora escreveu vários contos entre os quais “A Menina que Sorria a dormir”, livro inspirado na fase em que as crianças querem sempre ouvir a mesma história, “Histórias Escritas na Cara”, cuja ideia surgiu durante a elaboração de um anúncio para um creme antirrugas, “Dias Felizes de Uma Nódoa Teimosa”, inspirado numa nódoa de manteiga que viveu durante uns tempos nas botas de camurça de Isabel.

Referiu-nos as traquinices sugeridas no livro “101 Coisas e meia para fazer antes de crescer”, com um prefácio do psicólogo Eduardo Sá para tranquilizar os pais...

Gostei de ouvi-la confessar a inspiração para os temas dos seus livros e espero que nos volte a visitar.

 
Eduardo Alexandre, 6.º A                       

Sem comentários:

Enviar um comentário