sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

COMO PROMOVER A LEITURA EM FAMÍLIA - 2 Leitura e estudo

       


      2)Leitura e estudo são atividades semelhantes?
Quando falamos de leitura, falamos de descodificação de textos com a sua compreensão e consequente interpretação, que alarga o âmbito da compreensão, estabelecendo inferências e conexões. Em grande parte deste texto vamos referir o termo “leitura” como leitura extensiva para fins simultaneamente recreativos e curriculares lidando com textos ou obras de tamanhos variados para reflexão e análise.
Quando falamos de estudo, trata-se de um conjunto de estratégias (das quais a mais importante é a leitura) que levam a que o aluno apreenda os conhecimentos dos programas, os consolide com alguma memorização, os aplique em seguida e seja depois capaz de os repor em situação de avaliação.
Muitas vezes o aluno foge da leitura porque associa a leitura ao trabalho escolar que é construído a partir da leitura, frequentemente com resultados que não são motivadores para esta tarefa. Sendo também a adolescência uma idade de rejeição dos pais e da própria escola, temos a consciência de que muitas vezes é difícil intervir e obter bons resultados com os nossos estímulos. Mas não podemos ficar parados.

Sem comentários:

Enviar um comentário