quinta-feira, 6 de julho de 2023

Resultados do concurso Histórias AJUDARIS Ganhou o 5º B da Escola de Santa Clara

O texto coletivo do 5º B sairá
num dos próximos volumes da AJUDARIS

 


O Diário de Yara  da turma do 5º B foi o texto vencedor  do concurso Histórias AJUDARIS.

Parabéns a todos os participantes!


Diário da Yara


Ucrânia, 24 de fevereiro de 2023

Hoje, faz um ano que a guerra começou. Daqui a 21 dias faz um ano que

desapareceu a minha família. Íamos viajar para Portugal, quando uma bomba

rebentou ao nosso lado. Fui a única sobrevivente. Todos os dias sinto falta deles.

Vivo num refúgio subterrâneo e já não me lembro de ver a luz do dia.

Ucrânia, 25 de fevereiro de 2023

Um soldado deu-me um livro. Ele não tinha um braço mas não dissemos nada sobre

isso. As letras são pretas e pequenas o que torna a leitura difícil com pouca luz. O

livro chama-se "Diário da Anne Frank" e é impressionante como os homens não

mudam. Quem sabe se o meu diário um dia não será também traduzido e publicado

no mundo inteiro…

Ucrânia, 26 de fevereiro de 2023

Recebi uma notícia muito importante a minha tia sobreviveu e vai para Portugal.

Polónia, 15 de março de 2023

A minha vida, mais uma vez mudou de repente. O soldado que conhece a minha tia

entregou-me a uma senhora que me trouxe para a Polónia.

Porto, 23 de março de 2023

Hoje viajei de avião para uma cidade chamada Porto. Quando aterrei uma pessoa

especial estava à minha espera: a minha tia Anastácia. O abraço dela encheu-me de

esperança! Não esqueço o meu passado, trago os meus pais no meu coração e de

certeza que eles olham por mim.

Porto, 30 de março de 2023

Fui muito bem recebida numa escola onde todos os meninos vivem felizes. Já tenho

uma amiga. Comunicamos muito por gestos mas, rimos muito juntas. Já reaprendi a

palavra PAZ e é assim que finalmente me sinto, na minha nova casa, com a minha

tia nesta cidade que nos acolhe. Em breve, voltarei a escrever até porque, a minha

amiga ofereceu-me um novo diário e quero muito estreá-lo em português!


Texto coletivo do 5ºB

Escola Santa Clara

Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque

Sem comentários:

Enviar um comentário