No âmbito da celebração do Dia Mundial da Criança, as BE do 1º Ciclo receberam as crianças dos JI de Gonçalo, das Lameirinhas e da Sé para mais uma Hora do Conto.
Desta vez, e porque o momento assim o exigia, escolhemos a história de Manuela Molina Cruz "A nossa pele arco-íris". A psicóloga colombiana convida-nos a dialogar sobre as nossas diferenças e sobre o que nos une como seres humanos. Através das ilustrações e de um texto simples, as crianças compreendem porque temos diferentes cores de pele, sem que isso faça de nós piores ou melhores pessoas, apenas iguais.
A história encoraja ainda a que todos os seres humanos sejam tratados com respeito e compaixão.
No início da história, as crianças foram convidadas a escolher, entre várias cores, uma cor de pele: na maioria dos casos, todas foram para o rosa clarinho, bege... até que depois, quando os adultos tiraram outras cores de pele, castanho, preto..., perceberam que realmente nem todos os meninos da sua sala têm a mesma cor de pele.
Partiu-se daí então para a leitura da história, onde tudo fica bem esclarecido. No final, todos foram convidados a pintar o arco-íris das cores de pele.
Sem comentários:
Enviar um comentário