quinta-feira, 11 de março de 2021

Livro- “O Principezinho” aos olhos da Ana Rita do 6º Ano



O Principezinho é uma obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, que conta a história de um rapazinho com cabelos cor de ouro que habita um asteroide no espaço e de um piloto perdido no deserto. 

Este livro foi publicado pela 1ª vez em 1943, nos Estados Unidos.

É uma história para todas as idades: crianças, adolescentes e adultos.

Apesar de este livro ser recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o ano de escolaridade que frequento, o 6º ano, já o ouvi e li dezenas de vezes.

Conheço-o desde pequenina pois é um dos livros preferidos da minha mãe.

“O Principezinho” ensina-nos muitas lições e valores que temos de ter na nossa vida. Tem frases muito importantes e que nos fazem pensar, como por exemplo: 

1∙”o essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração” 

2∙”Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante”

3∙”As pessoas são solitárias porque constroem muros ao invés de pontes”

4∙”É loucura odiar todas as rosas porque uma te picou”

5∙”Tu  tornas-te  eternamente responsável por aquilo que cativas”

Com estas frases podemos refletir no seguinte:

1∙ Para vermos o verdadeiro valor de alguma coisa ou de alguém é preciso ver com o coração e com sentimento.  Não podemos olhar, por olhar.

2∙ Com esta frase percebemos a importância da amizade e do carinho que damos aos outros. Quanto mais tempo dedicamos aos outros, mais importantes eles são na nossa vida. 

3∙Sabemos que os muros são como barreiras, que não podemos atravessar, ao contrário das pontes que servem para nos ajudar a atravessar de um lado para o outro.

4∙Não devemos achar que, por alguém nos ter feito alguma coisa de mal, que todas as outras pessoas são iguais. Por exemplo, se um amigo não foi correto comigo não deve achar que todos os outros amigos são assim.

5∙ Cativar significa “seduzir ou encantar”, o que significa que quando encantamos os nossos amigos cria-se um relacionamento a que chamamos de amizade.  

Eu tenho dois livros do “Principezinho”, o livro tradicional e o livro em “Pop-Up” que se torna muito engraçado com as personagens e outras imagens em destaque. Também vi o filme que saiu em 2015 e recomendo a todas as pessoas a lerem o livro e a verem o filme. Vão gostar muito!!!


Ana Rita Antunes, nº3, 6ºC


Sem comentários:

Enviar um comentário