segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Tradição do “Pão por Deus”.


Um dia diferente

No dia 31 de Outubro, na minha escola, a escola básica de Santa Clara, viveu-se um dia diferente em que se realizaram várias actividades.  Vários professores e alunos foram de sala em sala a cantar e a falar da
tradição do “Pão por Deus”.
 Esta actividade lembrou-nos das dificuldades passadas pelas pessoas de Lisboa depois do terramoto de 1755. Enquanto os homens ajudavam a remover pedras e procurar sobreviventes ou enterravam os mortos, as mulheres e as crianças iam às casas que não tinham sido afectadas a pedir “Pão por Deus”.
No intervalo das 10h:15m fizemos o desfile de capas de bruxa ou feiticeiro para comemorar o dia do Halloween na disciplina de inglês. No desfile o representante de cada turma exibia a capa escolhida na aula de inglês por todos os colegas da turma. Como a actividade terminou mais tarde que o previsto, a aula seguinte só começou às 10h:45m.
Ainda durante o intervalo, a senhora professora de EMRC e alguns alunos que frequentam estas aulas distribuíram “Pão por Deus” aos membros da comunidade educativa que aguardavam o desfile no salão da escola.
No átrio da escola, desde dia 28 de Outubro está patente uma exposição de cartazes, “Jack O’lanterns”  feitas em abóbora  e as capas trazidas pelos alunos para o desfile.

Texto feito no Clube de escrita
Gabriel Pantazi 5ºE

Sem comentários:

Enviar um comentário