terça-feira, 24 de abril de 2018

Lendas reescritas 2


Uma Viagem à Tailândia
 

Um bancário muito rico vivia numa cidade alta e maravilhosa, tendo por companhia vinte criados e a Petúnia (a sua gata).

Ao almoço pensou: “Para quê ter tanto dinheiro, tantos criados à minha volta se me sinto cada vez mais só e aborrecido! Está decidido, amanhã vou partir numa grande viagem!”

No dia seguinte fez as malas e partiu com o mordomo e a Petúnia para a Tailândia, pois sempre tinha ouvido dizer que era o verdadeiro paraíso.

O bancário era mal-educado e racista, e quando chegou à Tailândia, sempre que via chineses ria-se às gargalhadas, da forma dos olhos e da cor da pele daquelas pessoas.

No hotel quando estava a fazer o “Check In” e deu conta que o senhor que o estava a atender não sabia falar português, o bancário começou aos gritos dizendo que era inadmissível um hotel com quatro estrelas, ter no atendimento alguém que não sabe falar português. Assim, virou costas e decidiu alugar uma casa lá perto.

Passado algum tempo, foi jantar a um restaurante que se chamava “Noory” e pediu sushi sem saber o que era. Quando o empregado lhe trouxe a comida gritou furioso:

– Mas que comida horrível é esta? Acha que venho gastar um balúrdio para a comida estar crua? Não chega estar rodeado de gente esquisita? Vou-me já embora desta espelunca!

– E o senhor, acha que pode vir à Ásia gozar com a nossa cultura, a nossa comida, com as nossas vestes, pele, olhos... Não podemos continuar a admitir tanta desconsideração! Agora quem o põe fora daqui sou eu! Racismo e preconceito é crime! Seu criminoso! – Disse o empregado.

Mal o empregado acabou de pronunciar as  últimas palavras, o bancário e o seu mordomo saíram muito envergonhados do local.

O bancário ficou a pensar no que tinha acontecido, em como tinha maltratado tanta gente. E se alguém o tivesse tratado assim a ele? Aliás naquele sítio o esquisito era ele! Fugira da solidão e arriscava-se a continuar sozinho naquela magnífica ilha!

Quando chegou a casa, por curiosidade pesquisou na internet o que era o peixe cru que lhe serviram, apercebendo-se que se tratava de um prato típico na Ásia, sushi. Não tinha sido qualquer vingança do empregado, pelo contrário, o prato era mesmo assim!

No dia seguinte, foi ao hotel falar com o empregado e com o dono do hotel, pediu imensa desculpa pelo que tinha acontecido, acrescentando que jamais lhe tinha ocorrido que poderia a estar a cometer um crime.

Desde esse dia, decidiu aproveitar tudo o que a Tailândia e os seus habitantes lhe ofereciam e   apesar da diferença de hábitos e costumes, nunca foi tão feliz!

 

                                                             Baseado na Lenda da Serra da Estrela  

Luísa Felizardo Relhas – 6ºA – Escola básica de Santa Clara

Sem comentários:

Enviar um comentário