quarta-feira, 14 de março de 2018

Projeto “A Terra da Escrita”

Projeto “A Terra da Escrita” - Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e Bibliotecas Escolares
 
 
As oficinas de escrita, dinamizadas por Luís Chaves, realizam-se nos meses de novembro de 2017, janeiro e fevereiro de 2018, no nosso Agrupamento nas Escolas Santa Clara e na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, com turmas do 6º e 8º anos.
Vamos deixar aqui diariamente um texto de cada aluno dos que participaram nestas oficinas.
 
Exercício 1: Colagem
O Cubismo, movimento artístico do início do século XX, inscreveu na História da Arte a utilização da colagem. Através da técnica de recorte, vários artistas da corrente experimentaram juntar imagens de diferentes origens, por tentativa e através da justaposição progressiva, ou seja, colocando lado a lado os fragmentos recortados, até alcançarem o resultado final procurado.
Tal como na proposta cubista, as palavras, de origens distintas, recortadas em jornais, revistas e publicidade, foram sendo colocadas, por tentativa, lado a lado até que irrompessem as frases.
Exercício de criatividade, de interpretação e de expressão escrita, propôs a livre associação de palavras (de ideias), sem perder a inteligibilidade ou o propósito de comunicar, encetando um “jogo” com o leitor, em que participa a subjetividade de cada uma das partes envolvidas.
O resultado final do exercício, tal como pode constatar-se na exposição patente na biblioteca escolar, é muitas vezes surpreendente e desafiante a nível da interpretação.
Quando partimos para a concretização do desafio, sabíamos também que estimular e exercitar a criatividade reflete-se em todos os domínios do saber.
Esperamos que a exposição seja do seu agrado.
 
 
Colagem de Ricardo Jorge Poeta nº 27 - 6º A
 

Sem comentários:

Enviar um comentário