Para divulgação
A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço da Guarda irá promover, no âmbito do dia Internacional do Livro Infantil, no próximo dia 2 de abril às 18h00, uma conversa, com um dos maiores especialistas nesta matéria, Rui Marques Veloso.
A presença do livro infantil e juvenil no quotidiano familiar e escolar levanta numerosas questões face à omnipresença dos suportes digitais. A qualidade estética do livro - literária, gráfica e plástica - conseguirá alimentar o imaginário infantil e apurar a sensibilidade das crianças para os valores humanos e sociais? A reflexão torna-se urgente para fundamentar escolhas.
Rui Pires Marques Veloso tem o mestrado em Literatura Portuguesa Contemporânea, na especialidade de Literatura Infantil (1992); iniciou a sua atividade docente em 1967, tendo dedicado cerca de quarenta anos à formação de professores e ao ensino e investigação nos domínios da Língua Portuguesa e da Literatura Infantil. É professor adjunto (aposentado) da Escola Superior de Educação de Coimbra, a cujos órgãos de gestão pertenceu; mantém a colaboração com o Ministério da Educação e com instituições do Ensino Superior, continua a participar em congressos, a realizar conferências e a publicar artigos no âmbito da literatura infantil. Em 1993 é admitido, como membro efetivo, na IRSCL (International Research Society for Children’s Literature). Publicou, em 1994, A Obra de Aquilino Ribeiro para Crianças – Imaginário e Escrita (Prémio literário João de Deus Ramos). Foi co-fundador da extinta APPLIJ (Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil / Secção Portuguesa do IBBY) e do TEATRÃO.
Todos os participantes terão direito a um certificado de presença.
Sem comentários:
Enviar um comentário