sexta-feira, 3 de março de 2017

Andanças com Livros - 8º Texto Livraria Bertrand


Um sonho a não esquecer 

Era uma vez uma família muito pobre. Essa família era constituída por dois filhos, uma filha e um filho, a mãe e o pai. Os pais eram livreiros e os filhos estavam de férias.

A filha chamava-se Inês e o filho João. Os pais trabalhavam na loja Bertrand. Nesses dias de férias os pequenos ajudavam-nos no trabalho. Um dia, a Inês pediu que lhe comprassem um livro, mas os pais eram pobres e não tinham dinheiro para pagar o livro. A filha, muito triste, foi-se deitar, mas não reclamou, nem fez qualquer birra, pois sabia as dificuldades económicas que os pais tinham.

No dia seguinte, na Bertrand apareceu uma encomenda em cujo pacote dizia:

“Para a pequena Inês, um pequeno presente. Espero que gostes”.

Muito intrigados, entregaram-no à filha. Quando esta o abriu, ficou tão feliz, que leu o livro num dia. O livro era toda feita à mão e era muito lindo.

No dia seguinte, chegou outra encomenda, mas era para o João. Era UM LIVRO que já há muito tempo ele queria.

Os pais, para saberem quem andava a fazer os presentes, esconderam-se no armazém durante uma noite inteira. Quando ouviram um barulho que pareceu suspeito, olharam para ver quem era e encontraram um ratinho e uma ratinha a fazerem os livros. Então foram agradecer-lhes.

Eles explicaram-lhe, na sua voz aguda de ratinho:

– Somos os ratos da livraria Bertrand e satisfazemos os desejos dos corações mais puros dos que aqui veem.

– Nós já tínhamos ouvido falar em “Ratos de biblioteca” e os nossos filhos parecem uns, tal é a voracidade com que leem. – Disseram os pais da Inês e do João – mas de ratos da Bertrand, nunca tínhamos ouvido falar. – Concluíram.

Então, muito gratos com a oferta dos ratinhos, e como não estavam satisfeitos por apenas receber sem dar nada em troca, o casal decidiu dar-lhes umas roupinhas para se aquecerem nos dias de frio.

Mais tarde, depois de ter ouvido a história contada pelos pais, a Inês disse-lhes:

– Tenho em mim todos os sonhos do mundo. E esses sonhos, juntamente com esta família maravilhosa, fazem de mim uma pessoa muito feliz.

Todos se reuniram num abraço e quando acordei, vi que tinha sido apenas um lindíssimo sonho!!!

Isabel – 5.º E

Sem comentários:

Enviar um comentário