12)No que respeita à promoção da leitura em casa, o que podem fazer os
pais?
Podem em primeiro lugar dar o
exemplo. Se os pais forem leitores de livros, jornais ou revistas, será mais
provável que os filhos sejam bons leitores. Se um dos dois pais ou ambos desprezarem
a leitura ou a desvalorizarem nas suas conversas e nos seus hábitos, não
encorajarão atitudes positivas no jovem. A mesma coisa relativamente às atividades
culturais do jovem, que devem ser estimuladas.
Por outro lado, os pais devem estar
informados do que os alunos têm de fazer no cumprimento das suas tarefas
diárias e a médio e longo prazo. Acontece por vezes que os alunos têm trabalhos
a fazer no prazo de um ou dois meses e vão deixando passar o tempo ou desistem
de uma leitura sem que os pais se apercebam disso e possam intervir. Isto é
válido para os chamados TPC (Trabalhos para casa) ou para trabalhos de
pesquisa, apresentações a partir de obras, etc.
Um outro aspeto é o acompanhamento
das leituras dos filhos. Uma atividade interessante é o interpelar dos filhos
através da leitura dos mesmos livros por parte dos pais. Nem sempre isso é
possível, mas essa leitura “a dois” em momentos próximos pode proporcionar o
aprofundamento das leituras e motivar a comunicação entre gerações diferentes
com visões necessariamente diferentes sobre os mesmos assuntos. Evidentemente
que isso não se pode destinar a “fazer-lhes a papa”.
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