domingo, 29 de janeiro de 2017

COMO PROMOVERA LEITURA - 4 O texto literário e a leitura recreativa


4)É o texto literário que está no centro da leitura recreativa?
Sim, mas não exclusivamente. Quando os alunos estudam em Português os mecanismos do texto literário, aprendem que este é o texto mais rico e mais complexo, aplicando os mecanismos de linguagem que permitem os mais diversos efeitos no texto e realizando uma visão da vida não necessariamente ligada ao utilitarismo e ao carácter prático da vida. Ler um romance ou um conjunto de poemas pode dar um prazer dificilmente quantificável, ajudando a formar e a educar para a beleza, a diversidade do mundo e as filosofias de vida a ele associados. A leitura literária, reflexiva e contemplativa é a única que nunca esqueceremos completamente.

No entanto, atualmente há muitas obras de divulgação científica editadas com o fim de vulgarizar os conhecimentos científicos, traduzindo-os numa linguagem acessível e atraente para o grande público. Embora em muitos casos não se divulguem nessas obras olhares subjetivos sobre o mundo ou visões da vida que ajudem a entender a sua complexidade, no âmbito particular de algumas disciplinas essas obras fazem luz e mostram a ligação das disciplinas ou dos seus conteúdos com o mundo atual e a prática das pessoas. Nunca como hoje se fez tanta divulgação científica para um vasto público. 

Sem comentários:

Enviar um comentário