4)É o texto literário que está no centro da leitura recreativa?
Sim, mas não exclusivamente. Quando
os alunos estudam em Português os mecanismos do texto literário, aprendem que
este é o texto mais rico e mais complexo, aplicando os mecanismos de linguagem
que permitem os mais diversos efeitos no texto e realizando uma visão da vida
não necessariamente ligada ao utilitarismo e ao carácter prático da vida. Ler
um romance ou um conjunto de poemas pode dar um prazer dificilmente
quantificável, ajudando a formar e a educar para a beleza, a diversidade do
mundo e as filosofias de vida a ele associados. A leitura literária, reflexiva
e contemplativa é a única que nunca esqueceremos completamente.
No entanto, atualmente há muitas obras
de divulgação científica editadas com o fim de vulgarizar os conhecimentos
científicos, traduzindo-os numa linguagem acessível e atraente para o grande
público. Embora em muitos casos não se divulguem nessas obras olhares
subjetivos sobre o mundo ou visões da vida que ajudem a entender a sua complexidade,
no âmbito particular de algumas disciplinas essas obras fazem luz e mostram a
ligação das disciplinas ou dos seus conteúdos com o mundo atual e a prática das
pessoas. Nunca como hoje se fez tanta divulgação científica para um vasto
público.

Sem comentários:
Enviar um comentário