sexta-feira, 29 de novembro de 2024

"O comboio das emoções" - Santa Zita

O "comboio das emoções" também parou na Escola Básica da Santa Zita. Os alunos identificaram várias emoções e perceberam a necessidade de as trabalhar e gerir... Foi um momento muito importante para se habituarem a lidar com os outros e também com eles próprios. Gratos à BMEL pela oportunidade. 








sábado, 23 de novembro de 2024

Eu leitor vs Eu aprendiz - Adães

A biblioteca escolar da Escola Básica Adães Bermudes esteve ontem bem ocupada. Desta vez foram os alunos Francisco Galas e Salvador, do 4º ano, que contaram a história "Chico fantástico, super herói de plástico" da autoria de Pedro Seromenho, aos alunos do 2º ano. Os nossos contadores até levaram duas personagens da história feitos em materiais reciclados pela bisavó! No final da história, todos os colegas tiveram direito a uma bolachinha com a palavra reciclagem. Uma excelente sessão que, para além da partilha entre colegas, ainda teve ajuda intergeracional! Fantástico!









Bibliotecando - EB Adães Bermudes

A turma AB3 esteve na biblioteca escolar a fazer o bibliotecando, onde puderam fazer novas aprendizagens, divertir-se e requisitar livros para lerem noutras ocasiões. É assim mesmo!









Cinanima - EB Lameirinhas

Os alunos da Escola Básica das Lameirinhas tiveram a visita do Cinanima vai às escolas. Trabalharam-se vários elementos sobre cinema, falou-se sobre as regras de comportamento nas salas de cinema e mostrou-se a importância de visualizarmos a ficha técnica (créditos) até ao fim. Os alunos conseguiram descobrir as técnicas utilizadas nos filmes apresentados e até perceberam que, também eles, podem fazer um pequeno filme!







Cinanima - secundário

Uma parte significativa das turmas do ensino secundário também participou nas sessões do Cinanima vai às escolas. Para além da exploração de técnicas de animação e da possibilidade de se utilizarem filmes de animação para se apresentarem trabalhos académicos, tiveram oportunidade de perceber que afinal o cinema de animação não é apenas para crianças e não tem apenas o objetivo de nos divertir; este tipo de cinema pode ser feito para passar mensagens sérias e muito atuais. O Plano Nacional de Cinema fica disponível para ajudar no que for preciso e congratula-se com a disponibilidade de quem assistiu.









Cinanima 2º TIG e TD

Os alunos das turmas do 2º TIG e TD também beneficiaram a atividade Cinanima vai às escolas. viram de perto alguns elementos que mostram o cinema como imagens em movimento, com o taumatrópio e o flipbook. Perceberam inclusivamente a possibilidade de se dedicarem profissionalmente a áreas técnicas relacionadas com o cinema, como a multimédia, em geral e o tratamento de som, bandas sonoras ou mesmo edição de imagem, em particular. 








Cinanima 3º ciclo

Fica aqui o registo final da atividade Cinanima vai às escolas do 3º ciclo. Os alunos exploraram diferentes conceitos de produção de filmes de animação e ficaram com a sugestão de realização de trabalhos cujo produto final sejam filmes. O Plano Nacional de Cinema fica à disposição para poder ajudar no que for preciso.





Cinanima - 2º ciclo

Todas as turmas do 2º ciclo assistiram à atividade Cinanima vai às escolas. Desta vez, juntámos todos os registos. Os alunos ficaram certamente com um conhecimento mais detalhado sobre como se faz cinema, em particular cinema de animação. Agradecemos a todos quantos colaboraram nesta atividade integrada no Plano Nacional de Cinema e em articulação com as bibliotecas escolares.









quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Cinanima - E B Espírito Santo

 E o Cinanima não podia deixar de fazer uma visita aos alunos da Escola Básica do Espírito Santo. Assistiram com muita atenção aos filmes propostos e participaram alegremente. Foi uma visita produtiva para todos, até o taumatrópio foi contente para casa!






Família a ler - Adães Bermudes

Hoje a mãe do Gabriel do 2º ano da Escola Básica Adães Bermudes veio ler a história "O feijão fixe". Sabe tão bem ver esta parceria com os encarregados de educação e a nossa árvore das leituras está cada vez mais bonita!